Busca avançada
Ano de início
Entree


Detecção de Mycoplasma hominis, M. genitalium e M. penetrans no trato urogenital feminino e a sua relação com polimorfismos genéticos e expressão de citocinas em mulheres atendidas no município de Vitória da Conquista - BA.

Texto completo
Autor(es):
Guilherme Barreto Campos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jorge Timenetsky; Mauricio Simões Abrão; Jorge Luiz Mello Sampaio
Orientador: Jorge Timenetsky
Resumo

Foram obtidos dados clínico-demográficos, swab vaginal e sangue de 302 mulheres. Detectou-se Mollicutes, Mycoplasma hominis e M. genitalium em 76,2%, 15,9% e 1,7% das amostras respectivamente. Frequência de 31,8% e 28,1% na qPCR foi encontrada para M. genitalium e M. hominis respectivamente. A infecção por micoplasmas foi associada a sinais e sintomas clínicos. A frequência de Trichomonas vaginalis Neisseria gonorrhoeae Gardnerella vaginalis e Chlamydia trachomatis foi de 3,0%, 21,5%, 42,4%, 1,7% respectivamente. Co-infecção destas espécies com micoplasmas foi encontrada. No polimorfismo da IL-1b, houve maior prevalência do genótipo CC, no entanto, o alelo T foi relacionado ao pequeno aumento dos níveis da interleucina no grupo caso. Para o polimorfismo de IL-6, o genótipo GG apresentou maior frequência, e o genótipo GC foi associado ao aumento dos níveis plasmáticos da citocina no grupo caso. O aumento dos níveis de IL-1b foi associado à presença M. hominis e ao fato das mulheres apresentarem sinais ou sintomas de infecção. (AU)

Processo FAPESP: 11/03130-7 - Detecção de Mycoplasma hominis, M. genitalium e M. penetrans no trato urogenital feminino e a sua relação com polimorfismos genéticos e expressão de citocinas em mulheres atendidas no município de Vitória da Conquista - BA
Beneficiário:Guilherme Barreto Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado