Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização funcional e papel fisiológico da D1-pirrolina-5-carboxilato desidrogenase de Trypanosoma cruzi: uma enzima do metabolismo de prolina.

Texto completo
Autor(es):
Brian Alejandro Suarez Mantilla
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Ariel Mariano Silber; Jose Roberto Meyer Fernandes; Paulo Lee Ho; Alicia Juliana Kowaltowski; Carsten Wrenger
Orientador: Ariel Mariano Silber
Resumo

A prolina é convertida em glutamato através de dois passos de oxidorredução. Primeiro, prolina é oxidada em D1-pirrolina-5-carboxilato (P5C) que é convertido em glutamato pela TcP5CDH. Neste trabalho demonstrou-se que a enzima TcP5CDH catalisa a oxidação irreversível de gGSA formando glutamato e NADH/NADPH. A TcP5CDH forma um hexâmero que interage com a membrana interna mitocondrial. Os elétrons a partir de NADH abastecem a cadeia transportadora de elétrons para a síntese de ATP. Além disso vimos que a TcP5CDH é regulada positivamente nos estágios infectivos do parasita e, quando esta é induzida pela inserção de uma cópia ectópica, os mutantes apresentam mudanças morfológicas e alterações na expressão da TcGP82. O DSF, reportado como inibidor de aldeído desidrogenasses, interfere na atividade da TcP5CDH, bem como exibiu um efeito tripanocida. Ensaios de RNAi para a TbP5CDH e a análise da expressão desta enzima nas formas do parasita presentes na mosca tsé-tsé também foram discutidos. Os nossos dados reforçam a relevância bioquímica da via prolina-glutamato em T. cruzi, e constituem as primeiras evidências sobre a ocorrência do metabolismo de P5C nessas espécies de tripanossomatídeos. (AU)

Processo FAPESP: 07/56079-3 - Caracterização funcional e papel fisiológico da [delta]-1-pirrolina-5-carboxilato desidrogenase (P5C-Dh) de Trypanosoma cruzi: uma enzima do metabolismo da prolina
Beneficiário:Brian Alejandro Suárez Mantilla
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto