Busca avançada
Ano de início
Entree


Redes de amizade e desempenho acadêmico: peer-effects no sistema público de educação de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Renata Mayer Gukovas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos de Almeida Rangel; Cristiano Machado Costa
Orientador: Marcos de Almeida Rangel
Resumo

O ser humano é um animal social e a relevância das redes nas quais cada indivíduo se insere, em diversos aspectos de sua vida já foi comprovada em vários estudos. Neste trabalho descreve-se intensa porém não exaustivamente as redes de amizades nas escolas estaduais de São Paulo. São detalhadas diversas características, algumas que confirmam e outras que vão contra o que diz o senso comum. Em seguida, é avaliado o possível impacto que o programa \" TEM +Matemática\" provocou sobre as estruturas de redes de amizades nos colégios. Esse programa é composto de aulas extras de matemática, e a aleatorização das escolas interessadas na sua implementação permitiu sua avaliação. Observou-se que nas escolas onde o programa foi realizado, as redes passaram a ser menos coesas de maneira geral, com menos conexões e clusters. Entre os alunos dessas escolas, aqueles que eram elegíveis e não demonstraram interesse em participar das aulas formam os mais afetados, com menos amigos e um grau de centralidade na rede menor. Esses resultados apontam para uma possível segregação de alunos com desempenho ruim que não demonstram motivação para melhorar. (AU)

Processo FAPESP: 11/15850-4 - Redes de amizade e desempenho escolar: caracterizando o efeito dos pares no sistema de educação público paulista
Beneficiário:Renata Mayer Gukovas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado