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Luzes e sombras: Paulo Emilio Salles Gomes e a cultura cinematográfica (1954-59)

Texto completo
Autor(es):
Rafael Morato Zanatto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2014-08-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Carlos Eduardo Jordão Machado
Resumo

A presente dissertação investiga a atividade intelectual e política do crítico de cinema Paulo Emilio Salles Gomes na década de 1950. Analisando o projeto político-pedagógico da Cinemateca Brasileira, compreendemos que Paulo Emilio pautou-se no conceito de cultura cinematográfica para embasar a atividade da instituição no intuito de formar no Brasil um público crítico, capaz de compreender diferentes obras da cinematografia mundial em sua totalidade expressiva. Pensando o cinema enquanto linguagem, estética e expressão social, Paulo Emilio inaugura um método crítico inovador, que procuramos entender a partir da aproximação com teóricos do cinema como André Bazin, Erwin Panofski, Gilbert Cohen-Séat e alguns intelectuais da Revue de Filmologie. Em perspectiva, a atividade de Paulo Emilio entre 1954 e 1958 foi-lhe campo de sua práxis, que toma forma definitiva na Semana de Cultura Cinematográfica. No evento, foram exibidos filmes produzidos da República de Weimar, influenciados em sua maioria pela vanguarda expressionista. Para complementar a mostra, Paulo Emilio publicou uma série de onze ensaios, que analisamos e preenchemos suas lacunas a partir da comparação com as obras que lhe foram referência. Sobre os ensaios publicados em princípio de 1959, no Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo, analisamos as referências de Paulo Emilio prestadas aos trabalhos de Henri Langlois, Siegfried Kracauer, Lotte H. Eisner, como modo de entender o percurso analítico adotado tanto na concepção da mostra, quanto da crítica aos filmes alemães (AU)

Processo FAPESP: 11/04335-1 - Paulo Emílio e o cinema silencioso de Weimar na Semana de Cultura Cinematográfica de 1959
Beneficiário:Rafael Morato Zanatto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado