Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência da enzima indolamina-2,3-dioxigenase na diferenciação e função das células dendríticas e T reguladoras na paracoccidiodomicose pulmonar de camundongos resistentes e suscetíveis ao Paracoccidioides brasilienses.

Texto completo
Autor(es):
Eliseu Frank de Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Vera Lucia Garcia Calich; Ana Campa; Anderson de Sá Nunes; Jean Pierre Schatzmann Peron; Angela Maria Victoriano de Campos Soares
Orientador: Vera Lucia Garcia Calich
Resumo

Paracoccidioidomicose é adquirida pela via respiratória e a enzima indolamina-2,3-dioxigenase (IDO) e o catabolismo do triptofano estão envolvidos no controle da imunidade inata e adaptativa contra patógenos. Investigamos o papel da IDO na doença em animais suscetíveis (B10.A) e resistentes (A/J). Caracterizamos o efeito do tratamento com 1-Metil-DL-Triptofano (1MT) no fenótipo e comportamento de células dendríticas (DCs) e T reguladoras (Tregs) de A/J e B10.A quanto à expressão de IDO. IDO controla a carga fúngica de A/J e B10.A, reduzindo a imunidade de TCD4 e TCD8 e aumentando Tregs. Constatamos que IDO diminuiu a migração de DCs para o pulmão de A/J e B10.A e a inibição da atividade anti-inflamatória de IDO por 1MT tem um efeito deletério somente em B10.A cuja suscetibilidade é ligada à excessiva atividade pró-inflamatória. A infecção de A/J e B10.A parece induzir as funções catalítica e sinalizadora de IDO.Grande parte da função de IDO nos mecanismos imunorreguladores na paracoccidioidomicose se faz através da modulação da função de DCs em A/J e B10.A. (AU)

Processo FAPESP: 09/53045-6 - Influência da enzima indolamina-2,3-dioxigenase na diferenciação e função das células dendríticas e t reguladoras na paracoccidiodomicose pulmonar de camundongos resistentes e suscetíveis ao paracoc..
Beneficiário:Eliseu Frank de Araujo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado