Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da distribuição de tensões em próteses do tipo protocolo mandibular para carregamento imediato por meio do MEF-3D

Texto completo
Autor(es):
Mayara Barbosa Ferreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araçatuba. 2014-08-27.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba
Data de defesa:
Orientador: Wirley Goncalves Assunção
Resumo

Proposição: Esse estudo comparou a distribuição das tensões em 3 diferentes tipos de próteses fixas implanto-suportadas mandibulares para carregamento imediato com o protocolo convencional de dois estágios cirúrgicos, no que diz respeito à distribuição de tensões, por meio do Método de Elementos Finitos tridimensional não linear. Materiais e Métodos: Quatro modelos de mandíbula humana edêntula suporte de prótese fixa implanto-suportada com quatro implantes foram construídos. Os modelos foram divididos em 4 grupos: Grupo A (controle) – os implantes foram rigidamente esplintados por meio de infraestrutura metálica, e submetidos ao protocolo de carregamento convencional de dois estágios cirúrgicos; no Grupo B – os implantes não foram rigidamente esplintados (esplintagem por meio de resina acrílica), e submetidos ao protocolo de carregamento imediato; no Grupo C – os implantes foram rigidamente esplintados por meio de infraestrutura metálica e submetidos ao protocolo de carregamento imediato; no Grupo D – os implantes não foram rigidamente esplintados (esplintagem por meio de resina acrílica), sendo que foi inserido na região do cantilever uma barra-distal pré-fabricada, e foram submetidos ao protocolo de carregamento imediato.Para simular a condição de carregamento imediato dos implantes (Grupos B, C e D), elementos de contato não linear e friccional foram usados. O coeficiente de fricção de 0,3 ? foi utilizado entre o osso e o implante. No modelo A foi considerado um contato colado na interface osso-implante. Os modelos foram suportados pelos músculos da mastigação e pela articulação temporomandibular. Uma carga de 100 N no sentido oblíquo... (AU)

Processo FAPESP: 11/15172-6 - Avaliação da distribuição de tensões em próteses do tipo protocolo mandibular para carregamento imediato por meio do MEF-3D.
Beneficiário:Mayara Barbosa Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado