Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do enriquecimento ambiental sobre comportamentos induzidos pelo etanol em camundongos Swiss: envolvimento da circuitaria do estresse.

Texto completo
Autor(es):
Mariana Beu Rae
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rosana Camarini; Carolina Demarchi Munhoz; Jair Guilherme dos Santos Junior
Orientador: Rosana Camarini
Resumo

O enriquecimento ambiental (EA) apresenta efeitos positivos sobre a dependência ao etanol e é possível que atue como um estressor leve, ajudando o animal a lidar melhor com situações adversas. Camundongos foram separados em três grupos: controle (CO), EA e estresse (ES). Foram estudados os efeitos do EA e ES no comportamento tipo ansiedade, memória episódica, preferência condicionada a lugar (CPP) com etanol, corticosterona e quantidade de receptor de oxitocina (OT). O EA diminuiu a latência de entrada no braço aberto, sugerindo efeito ansiolítico, ao contrário do ES. A memória não diferiu entre os grupos e o EA mostrou maior preferência condicionada ao etanol, comparado com CO. A corticosterona não mostrou diferença. A autorradiografia apontou diminuição da ligação de OT nos núcleos olfatórios e córtex frontal dos animais EA e aumento da ligação de OT na amígdala do ES em relação ao CO, sugerindo maior comportamento pró-social e maior ansiedade, respectivamente. Concluímos que o ambiente é capaz de afetar circuitos cerebrais envolvidos no estresse e dependência. (AU)

Processo FAPESP: 12/09854-0 - Efeitos do enriquecimento ambiental sobre comportamentos induzidos pelo etanol em camundongos Swiss: envolvimento da circuitaria do estresse
Beneficiário:Mariana Beu Rae
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado