Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernanda Gobbi Amorim

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Ciências (com ênfase em Toxicologia, ano 2015) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP) com período sanduíche na Universitè de Liège (ULg, Bélgica). Possui mestrado em Biotecnologia (2011) e é graduada em Farmácia e Bioquímica (2008) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui 5 pós-doutorados nas seguintes instituições: USP (1), UFES (2), Universidade Vila Velha (1) e ULg (1). Durante os 15 anos de atuação na área acadêmica realizou pesquisas referentes às seguintes temáticas: (1) marcadores moleculares na doença aterosclerótica; (2) caracterização de novas moléculas de peçonhas animais para identificação de novos protótipos farmacológicos e produção de antiveneno; (3) técnicas proteômicas para o estudo órgãos bioartificiais; (4) bioprospecção de peptídeos bioativos com ação antihipertensiva identificados por proteomica no probiótico Kefir; (5) atenção farmacêutica no ambiente hospitalar e análise de bancos de dados internacionais em ensaios clínicos; (6) ações em prol da promoção da saúde e do uso racional de medicamentos. Durante a pandemia de 2020, atuou como farmacêutica analista clínica no Laboratório Central do ES, no setor de biologia molecular responsável pelo diagnóstico de Covid-19. É colaboradora do Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Translacional na UVV coorientando de alunos de mestrado e doutorado. Também atua como voluntária na orientação de TCC de alunos do curso da Farmácia da UFES e da especialização do IFES envolvendo a temática de assistência farmacêutica, educação e promoção à saúde. Atualmente possui uma posição de pós-doutorado no MSLab (ULg) na Bélgica, supervisionada pelo Prof. Loic Quinton, participando do projeto ADDovenom financiado pela FET-Open Horizon 2020 da União Européia. Apresenta experiência técnica em cromatografia, expressão heteróloga, tecnologia do DNA recombinante, técnicas ômicas (transcriptômica e proteômica), bioinformática e espectrometria de massas. É revisora de jornais indexados da área e possui expertise nas áreas de bioquímica, assistência farmacêutica, biotecnologia, biologia molecular, genética, metodologia da pesquisa científica, farmacologia, toxicologia/toxinologia e fisiologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: