Busca avançada
Ano de início
Entree

Esther Império Hamburger

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Esther Hamburger é Professora Titular de História do Cinema e do Audiovisual e de Projeto do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade de Chicago, com a tese "Politics and Intimacy in Brazilian Telenovelas", publicada em português como " O Brasil Antenado, a sociedade da novela". Atua na confluência da Crítica e dos Estudos de Cinema e Televisão e Antropologia, na abordagem de temas como desigualdades sociais, relações de gênero e raça no cinema, na televisão e nas mídias digitais contemporâneas e na história recente. Seu trabalho investiga imagens em movimento e sons como relações que em formas específicas mediam interlocuções e constituem a vida. Foi Tinker Visiting Professor na School of the Arts / ILAS Columbia University, Visiting Scholar no Center for Latin American Studies da University de Harvard, Visiting Professor no Center for Latin American Studies da Universidade de Michigan e fez pós doutoramento na Universidade do Texas, Austin. Fez graduação e mestrado em sociologia na FFLCH da USP. Foi também pesquisadora do CEBRAP. Publica regularmente capítulos em coletâneas brasileiras e estrangeiras, artigos em revistas especializadas, e jornais da imprensa diária. Foi Chefe do Departamento de Cinema Radio e TV da ECA e diretora do CINUSP Paulo Emílio. É coordenadora do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) e atual presidente da Associação Kinoforum. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
El cine de ellas 
O cinema delas 
Un cineasta sueco en Copacabana 
Un cineasta sueco en Copacabana 
A Swedish filmmaker in Copacabana 
Resgate de conhecimento 
Recuperación de conocimientos 
Uma revolução na telenovela 
Una revolución en las telenovelas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Entre documentário e ficção: o cinema de Arne Sucksdorff


Publicado em 16 de maio de 2018 - Agência FAPESP. O premiado cineasta sueco Arne Sucksdorff é objeto de estudo da pesquisadora Esther Hamburger (ECA-USP). Em 1965, ele dirigiu no Brasil o filme “Fábula”, considerado seu melhor trabalho. Entre documentário e ficção, o longa é um retrato sem estereótipos do cotidiano de uma favela carioca. Na entrevista em vídeo, que inclui trechos do filme, Hamburger fala sobre a importância de Sucksdorff para o Cinema Novo e sua forte relação com o Brasil. O sueco casou-se com uma brasileira e viveu alguns anos no Pantanal mato-grossense.

Uma revolução na telenovela


Publicado em 15 de setembro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Digitalização do acervo da TV Tupi permite reavaliar a novela Beto Rockfeller, pela Profa. Esther Império Hamburger.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: