Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1973), mestrado em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984). É Professora Titular Sênior do Departamento de Clínica Médica, Área de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua como investigadora clínica na área de endocrinologia do desenvolvimento abrangendo o estudo clínico e molecular das diferenças do desenvolvimento sexual, crescimento e puberdade, na área de hipo e hiperfunção adrenal com foco na esteroidogênese e tumorigenese e na área de dosagens hormonais. Foi responsável pela estruturação e desenvolvimento e coordenação do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular, LIM/42 e dos Laboratórios Multiusuários AE-06 - LCMS (cromatografia/espectrometria de massa) e Sequenciamento GEF-08 - (SELA) Laboratório de Sequenciamento em larga escala. É pesquisadora Senior do CNPq. Orientou 10 alunos de Pós-Doutorado, 31 de Doutorado, 09 de Mestrado e 04 alunos de Iniciação Científica e co-orientou 10 alunos de Doutorado e três alunos de mestrado. Atualmente orienta 3 teses de doutorado. Publicou 615 trabalhos em periódicos nacionais e internacionais que receberam número total de 15442 citações, com H-index = 63, conforme levantamento realizado na base de dados Web of Science, em 08 de março de 2024; na base de dados do Google Scholar tem 25854 citações e índice H de 83; na base de dados Scopus 19.727 citações e índice H de 72. Os algoritmos baseados no PubMed da Expertscape colocam em 2022 minha produção cientifica no top 0,1 dos acadêmicos que escreveram sobre Distúrbios do Desenvolvimento Sexual nos últimos 10 anos, um nível rotulado como " Especialista Mundial. ORCID:http://orcid.org/0000-0003-1762-1084 - http://www.researcherid.com/rid/J-6917-2015.Por todo o conjunto do meu trabalho, recebi diversos prêmios e distinções internacionais, entre eles, o Prêmio Scopus (2009) concedido pela Editora Elsevier e pelo Ministério da Educação do Brasil, o Prêmio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (2011) por suas destacadas pesquisas, a Medalha de Confiança em Endocrinologia Clínica (2012) da Sociedade de Endocrinologia do Reino Unido, Prêmio de Excelência em Endocrinologia (2013) pela The Endocrine Society dos EUA e o Prêmio de Investigadora Internacional pela European Society of Pediatric Endocrinology (2021) em reconhecimento às contribuições notáveis para a Medicina e a Educação. No AD Ranking de cientistas na área de endocrinologia e metabologia a Profa Berenice ocupa o primeiro lugar no Brasil e o segundo lugar na América Latina. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Identidades fluidas |
Identidades fluidas |
Limites incertos |
Límites inciertos |
Mais itensMenos itens |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Publicado em 27 de junho de 2017 - Pesquisa FAPESP. A endocrinologista e professora do departamento de Clínica Médica da FMUSP, Berenice Bilharinho de Mendonça, fala sobre os desafios de diagnosticar e tratar corretamente os distúrbios genéticos de desenvolvimento sexual.