Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcos Antonio Machado

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto Agronômico (IAC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador Científico VI do Instituto Agronômico (IAC). Coordenador do Laboratório de Biotecnologia do Centro de Citricultura, em Cordeirópolis (1991-2018). Exerceu a função de Diretor do Centro de Citricultura (2002-2018), do Centro de Programação de Pesquisa do IAC (2018-2019) e da Diretoria Geral do IAC (2019-2021). As principais linhas de pesquisa incluem estudos da interação de citros e seus patógenos, com foco na integração melhoramento genético e genômica. Com apoio do CNPq e FINEP coordenou projetos apoiados pelo PADCT II, Pronex, BioEx, RHAE, Instituto do Milênio e INCT I. Na FAPESP coordena projetos temáticos e individuais. Participa como Orientador de Mestrado e Doutorado em Cursos de Pós Graduação da Unicamp (Genética / Biologia Molecular e Biologia Funcional e Molecular) e Unesp (Genética). Coordena o INCT II de Genômica para o Melhoramento de Citros. Ex-membro dos Comitês Assessor de Agronomia, de Biotecnologia (CA-BI) do CNPq e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo. Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro Titular da Academia Brasileira de Ciência. Bolsista de Produtividade 1A no CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Naranjos inmunes 
Laranjeiras imunes 
Para todos os gostos 
Para todos los gustos 
A identidade das frutas cítricas 
Vespas soltas nos laranjais 
Avispas sueltas en los naranjales 
A luta contra o dragão amarelo 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácaros Adesão Agricultura sustentável Agronegócio Agronomia Alternaria Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos Análise de sequência de DNA Análise de sequência de RNA Bioeconomia Biofilmes Biologia Molecular Biologia computacional Biologia molecular vegetal Biologia molecular Bioquímica Biotecnologia Brasil Brevipalpus Cancro (doença de planta) Candidatus liberibacter Caracterização molecular Casa de vegetação Ciência do Solo Ciências Agrárias Ciências Biológicas Citricultura Citrus limonia Citrus sinensis Citrus Clorose variegada dos citros Diagnóstico de doenças em plantas Diversidade genética Doenças de plantas Edição de RNA Efetores Enxertia (fitotecnia) Etiquetas de sequências expressas Exocorte Expressão gênica diferencial Expressão gênica Filogenia Fisiologia Fitossanidade Fitotecnia Floema Fungos Genética Molecular e de Microorganismos Genética Vegetal Genética microbiana Genética Genoma Xanthomonas Genoma Xylella fastidiosa Genoma viral Genomas Agronômicos e Ambientais - AEG Genomas Genômica comparativa Genômica funcional Germoplasma Greening (doença de planta) Guignardia citricarpa Impressão genômica Inativação gênica Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Institutos de pesquisa Interação planta-patógeno Interações hospedeiro-patógeno Intercâmbio de pesquisadores Interferência de RNA Laboratórios Laranja Leprose Limão Mancha preta Mapeamento genético Marcador molecular Melhoramento genético vegetal Melhoramento genético Metagenoma Microfilmes Modernização Morte súbita dos citros Mutagênese Polimorfismo conformacional de fita simples Polimorfismo de fragmento de restrição Porta-enxertos Projetos de infraestrutura Proteção cruzada Proteção de plantas Proteoma Qualidade dos alimentos Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR) Reação em cadeia por polimerase (PCR) Recursos para a pesquisa Resistência à doença Resistência genética vegetal Resistência genética Resistência varietal Sequenciamento de nova geração Sistemas de informação Sorose Superexpressão gênica Sustentabilidade Tangerina Técnicas de diagnóstico molecular Testes imunológicos Transcriptoma Transferência de tecnologia Tristeza cítrica Vetores de doenças Virologia molecular Virulência Vírus de plantas Vírus Xanthomonas axonopodis Xanthomonas citri Xanthomonas Xylella fastidiosa
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Com apoio da FAPESP, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira avança nas pesquisas de citros


Publicado em 10 de novembro de 2016 - Agência FAPESP. Durante o seminário "Do Básico ao Aplicado: apoio da FAPESP na Pesquisa em Citricultura", realizado na FAPESP, Marcos Antonio Machado, diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (vinculado ao IAC), fala do programa de melhoramento do Centro que visa à obtenção e avaliação de novas variedades de copas e porta-enxertos para a citricultura. Com trabalhos de transferência de tecnologia ao produtor, o Centro disponibiliza mudas com qualidade genética e fitossanitária para significativa redução de doenças como a Clorose Variegada dos Citros (CVC), o Cancro cítrico - C e o Huanglongbing (HLB).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: