Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliano Coelho da Silveira

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado (2004) em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Durante este período foi bolsista da Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) atuando nas áreas de Mutagênese e Biomonitoramento Ambiental. Realizou, também, atividades de pesquisa neste mesmo período em genética e melhoramento animal na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN). Possui mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2007). Durante o mestrado foi bolsista da CAPES, desenvolvendo trabalhos relacionados com o Uso de Marcadores Moleculares (STRs e SNPs) para seleção de animais precoces sob o ponto de vista reprodutivo. Após o mestrado desenvolveu durante dois anos atividades de pesquisa na qualidade de pesquisador associado no Biomedical Science and Animal Reproduction Laboratory, Colorado State University (CSU), Fort Collins, Colorado, Estados Unidos. Nesta ocasião, realizou pesquisas nas áreas de desenvolvimento gonadal durante o período embrionário em camundongos, cervídeos do Alaska e ovinos, enfatizando o papel do fator de transcrição Gata 4 e mudanças epigenéticas nos receptores de esteroides. Possui PhD em Ciências Biomédicas (ênfase em fisiologia da reprodução) pela Colorado State University (2013), cujo tema esta centrado no estudo do papel de vesículas secretadas por células (Exossomos e Microvesículas) no desenvolvimento do folículo ovariano e competência de ovócitos. Neste trabalho estuda-se um novo mecanismo de comunicação parácrina e autócrina desenvolvido pelos exossomos e microvesículas na intermediação da comunicação celular. Possui extensivo conhecimento com microscopia confocal e estudos em miRNAs utilizando as mais variadas técnicas moleculares (real time PCR, hibridização in situ, transfecção de miRNAs, e validação de mRNAs alvos-Targets) para estudos in vivo e in vitro. Possui experiência no uso de exosomos e microvesículas para o diagnóstico de tumores ovarianos em eqüinos e humanos. Atualmente o foco da pesquisa é o papel de vesículas secretadas por células no desenvolvimento folicular e modulação de mudanças epigenéticas durante o desenvolvimento embrionário em cultivo. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões biênio 2020-2021. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: