Busca avançada
Ano de início
Entree

Júlio César Coelho de Rose

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Pós-doutorado no Departamento de Neurologia Comportamental, Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, Massachusetts, EUA, com apoio da CAPES/Fulbright. Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Ministro regularmente a disciplina Psicologia Geral para o primeiro semestre da graduação em psicologia, e Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição para a pós-graduação, além de outras disciplinas de graduação e pós. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Fui membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP, de 2009 a 2021. Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco quatro contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e avaliação de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011); e 4) abordagem experimental de atitudes, preferências e preconceitos com base em responder relacional derivado (Perez, de Almeida, & de Rose, 2015; Mizael, de Almeida, Silveira, & de Rose, 2016; Santos & de Rose, 2018). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acervo Adultos Alfabetização Análise de dados Análise do comportamento Análise experimental do comportamento Análise experimental Ansiedade Aprendizagem Aquisição de materiais Behaviorismo radical Behaviorismo Bibliotecas comunitárias Bibliotecas Brinquedos Ciência cognitiva Ciências Humanas Cognição Colaboração científica Comparação Comportamento alimentar Comportamento de esquiva Comportamento verbal Comportamento Compreensão Comunicação verbal Conceitos (lógica) Controle do estímulo Corpo Crianças autistas Crianças Cultura (sociologia) Deficiência mental Desamparo aprendido Desenvolvimento infantil Diferencial semântico Discriminação do estímulo Educação especial Eletrofisiologia Envelhecimento cognitivo Epistemologia Equivalência de estímulos Escrita Esquemas de reforço Estados emocionais Estereótipos (psicologia) Estímulo condicionado Estímulos Estudantes universitários Ética (filosofia) Ética em pesquisa Experimentos científicos Fracasso escolar Fundamentos e Medidas da Psicologia Generalização Hierarquia História da psicanálise Humanos Idosos Imagem corporal Inclusão Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Ingestão de alimentos Inteligência Intercâmbio de pesquisadores Jacques Lacan Jogos de computador Laboratórios Leitura e escrita Leitura Livros Magnetoencefalografia Matching to sample Memória (psicologia) Memória semântica Metodologia da pesquisa Modernização Moral Mudança (comportamento social) Neurociências Obesidade pediátrica Pais Percepção (psicologia) Peso corporal Práticas culturais Pré-escolar Preconceito racial Preconceito Processos eletrofisiológicos Projetos de infraestrutura Psicanálise Psicologia Experimental Psicologia Recursos para a pesquisa Rede nervosa Reforço (psicologia) Rejeição em psicologia Semântica Serviços de informação Serviços para usuários de bibliotecas Similaridade Síndrome de Down Síndrome de Williams Topografia Transferência de função Transtornos de ansiedade Transtornos de aprendizagem Utopia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: