Busca avançada
Ano de início
Entree

José Afonso Mazzon

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Livre Docente (2006), Professor Titular (2012), Professor Decano (2021-2024) e Vice-Diretor (2018-2022) da FEA-USP. Diretor responsável pelo CEPID-BRIDGE: Building Radical Innovation Disruptive Global Ecosystems. Possui graduação em Ciências Econômicas (1972) como bolsista Prêmio Horácio Berlinck. Mestrado (1978) e doutorado (1981) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo, ambos com distinção e louvor. Pós-doutorado em Paris junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers (1985), como bolsista do Conseil National de Recherche Scientifique (CNRS). Foi membro do Conselho de Implantação da USP Leste, como responsável pela criação e coordenação do curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2003-2008). Pesquisador Produtividade 1D e membro do Comitê de Assessoramento em Economia, Administração e Contabilidade (CA-AE) do CNPq no período 2021-2024. Agraciado com o 1o Lifetime Achievement Award in Marketing da ANPAD e com os Prêmios de Trajetória Acadêmica e de Associado Emérito dessa Instituição. Foi Coordenador da Divisão de Marketing, membro do Comitê Científico e instituidor da 1a Comissão de Ética da ANPAD. É autor de vários livros e de capítulos de livros no Brasil e no exterior, e de artigos publicados nas principais revistas nacionais em Administração (BAR, RAC, RAE, RAUSP, RBGN, REMARK, BASE, PRODUÇÃO, Revista Brasileira de Estatística, Future Studies Research Journal) e em journals de grande relevância em Marketing (Journal of Consumer Research, Marketing Science, International Journal of Research in Marketing, Journal of Business Research) e em importantes periódicos internacionais (Journal of Consumer Behaviour, Journal of Interactive Marketing, International Journal of Forecasting, International Journal of Public Administration, Journal of Public Administration and Policy Research, Political Analysis, Journal of Choice Modeling, Journal of Applied Statistics, International Journal of Bank Marketing, Journal of Social Marketing, Business Management Review, Business Systems Review, Journal of International Consumer Marketing, Customer Needs and Solutions, Journal of Global Information Management, International Journal of Marketing Studies, Marketing Intelligence Planning, Management Decision, Latin American Advances in Consumer Research, Pan-American Journal of Public Health, Trziste, Diálogos de la Comunicación, Revista de Investigación em Comunicacíon y Desarollo, Estudios y Perspectivas en Turismo). Apresenta 6587 citações no Google Scholar, a maioria em journals internacionais. Tem como focos de pesquisa a Modelagem do Comportamento do Consumidor, atuando com Machine Learning, Customer Relationship Management e Pesquisa e Análise Estatística Multivariada aplicada a Marketing. Tem forte atuação em Marketing Social, incluindo a avaliação de Programas Sociais e Governamentais, em especial do Banco Mundial e Banco Interamericano do Desenvolvimento. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Lançamento do CEPID Bridge 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 12/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.