Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da fragmentação florestal sobre o estabelecimento de plântulas e indivíduos jovens de espécies arbóreas tropicais

Processo: 00/00596-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maës dos Santos
Beneficiário:Rita de Cássia Quitete Portela
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fragmentos florestais   Plântulas   Serrapilheira   Vertebrados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Danos Fisicos | Fragmentacao | Individuos Pequenos | Plantulas | Serapilheira | Vertebrados

Resumo

Este projeto tem como objetivo comparar os danos físicos causados por vertebrados e serapilheira em indivíduos pequenos (<100 cm de altura), indivíduos estes localizados em 3 fragmentos de floresta semidecídua de 70-80ha imersos numa matriz agricola e numa área contínua de 8.000ha(área controle). Áreas estas situadas no Planalto Atlântico de São Paulo. Para tanto, serão utilizados indivíduos artificiais formados por canudos de plástico e raiz de arame. A altura destes indivíduos será a altura que tiver a maior freqüência em todas as áreas amostradas, de modo que todas as áreas tenham plântulas com mesma altura, e a raiz terá 10 cm de comprimento. Como fragmentos menores possuem maior produção de serapilheira e maior abundância de vertebrados, é provável que nestas áreas os indivíduos pequenos sofram mais danos mecânicos, quando comparados com indivíduos em fragmentos maiores. Já com relação ao efeito de borda, devido à maior produção de serapilheira ser neste microhabitat é possível que os indivíduos pequenos sofram mais danos causados por este fato na borda, quando comparado com o interior do fragmento. Com relação à abundância de vertebrados, esta encontra-se menor nas proximidades da borda, portanto é provável que a maior quantidade de danos provocados por este fator seja encontrado no interior. Logo, o recrutamento de espécies arbóreas tropicais deve ser alterado em ambientes fragmentados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITA DE CÁSSIA QUITETE PORTELA; FLAVIO ANTONIO MAËS DOS SANTOS. Produção e espessura da serapilheira na borda e interior de fragmentos florestais de Mata Atlântica de diferentes tamanhos. Rev. bras. Bot., v. 30, n. 2, p. 271-280, . (99/05123-4, 00/00596-0)
QUITETE PORTELA, RITA DE CASSIA; MAES DOS SANTOS, FLAVIO ANTONIO. Mortality and mechanical damage of seedlings in different size fragments of the Brazilian Atlantic Forest. Tropical Ecology, v. 50, n. 2, p. 267-275, . (00/00596-0, 99/05123-4)
PORTELA, RITA DE CÁSSIA QUITETE; SANTOS, FLAVIO ANTONIO MAËS DOS. Alometria de plântulas e jovens de espécies arbóreas: copa x altura. Biota Neotropica, v. 3, n. 2, p. 0-0, . (00/00596-0, 99/05123-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTELA, Rita de Cássia Quitete. Estabelecimento de plantulas e jovens de especies arboreas em fragmentos florestais de diferentes tamanhos. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.