Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do treinamento fisico de natacao sobre a hipertrofia cardiaca de ratos espontaneamente hipertensos: participacao do sistema renina-angiotensina.

Processo: 01/01129-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Claudia Costa Irigoyen
Beneficiário:Fernanda de Souza Zamo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipertrofia Ventricular (Hve) | Pressao Arterial (Pa) | Treinamento Fisico (Tf)

Resumo

O Sistema Renina-Angiotensina (SRA) é um complexo sistema hormonal cujo papel fundamental está relacionado com o controle da pressão arterial e homeostasia hidroeletrolítica do organismo. Nos últimos anos através da utilização de técnicas de biologia molecular tem se demonstrado a presença dos diferentes componentes deste sistema em vários tecidos sugerindo a presença de sistemas renina-angiotensina locais, os quais podem ser regulados de maneira diferente do sistema circulante em diferentes situações fisiológicas e patológicas. A sobrecarga de pressão contínua imposta ao coração resulta no desenvolvimento de uma hipertrofia cardíaca patológica, na qual está bem evidenciada a participação do SRA, em especial da angiotensina II (AngII) no desenvolvimento e manutenção deste processo. Entretanto, a sobrecarga de trabalho imposta pelo treinamento físico aeróbio também resulta em hipertrofia cardíaca, que ocorre como resposta fisiológica normal, porém pouco se sabe sobre a participação do SRA nesta situação. Portanto, este projeto tem como objetivos investigar os efeitos do treinamento físico aeróbio de natação sobre o SRA em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) antes e após a hipertensão estar estabelecida. Para a realização deste projeto os animais serão treinados individualmente em um sistema de natação com temperatura controlada durante 10 semanas, por 60 minutos, durante 5 dias por semana, com aumento gradual de sobrecarga de trabalho até se atingir 5% do peso corporal. Após o período de treinamento serão realizadas as medidas hemodinâmicas, os animais serão sacrificados para determinarmos o grau de hipertrofia cardíaca (peso do coração e análise do diâmetro dos miócitos) e estudarmos a atividade do SRA circulante e local em diferentes tecidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMO, FERNANDA S.; LACCHINI, SILVIA; MOSTARDA, CRISTIANO; CHIAVEGATTO, SILVANA; SILVA, IVANA C. M.; OLIVEIRA, EDILAMAR MENEZES; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA. Hemodynamic, morphometric and autonomic patterns in hypertensive rats - renin-angiotensin system modulation. Clinics, v. 65, n. 1, p. 85-92, . (01/00009-0, 01/01129-0)