Busca avançada
Ano de início
Entree

Desagregacao de comprimidos e transito gastrintestinal de capsulas em humanos avaliados por uma nova tecnica biomagnetica.

Processo: 01/11539-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:José Ricardo de Arruda Miranda
Beneficiário:Luciana Aparecida Corá
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cápsulas   Bioeletromagnetismo   Biosusceptometria de corrente alternada   Comprimidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomagnetismo | Biosusceptometria Ac | Capsulas | Comprimidos | Desagregacao

Resumo

A via oral é comumente utilizada para a administração de fármacos e vários fatores interferem com a liberação, absorção e biodisponibilidade do princípio ativo. Então, antes que um novo produto seja comercializado, são feitos estudos dos mecanismos e processos de desagregação "in vitro", ou "in vivo" através da cintilografia. Buscando um método alternativo, propomos a técnica biomnagnética da Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) que registra a resposta de um material com alta susceptibilidade magnética pela aplicação de um campo magnético no meio biológico. A BAC não é invasiva, não utiliza radiação ionizante e possui baixo custo. Os sinais magnéticos provenientes de comprimidos ou cápsulas marcados magneticamente (ferrita em pó) serão registrados por um conjunto de sensores posicionados sobre a região gástrica ou intestinal dos voluntários. Após a ingestão, os sinais do material magnético caracterizarão uma fonte pontual (marcador magnético) que, ao desagregar, estarão distribuídos (traçador magnético). A proposta é monitorar o comportamento das formas sólidas no trato gastrintestinal para avaliar o tempo de trânsito, a posição anatômica e a desagregação. Pretende-se que a BAC forneça subsídios para futura aplicabilidade na pesquisa farmacêutica e farmacológica no estudo de novos sistemas de liberação de drogas em locais específicos do trato gastrintestinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORÁ, L. A.; ANDREIS, U.; ROMEIRO, F. G.; AMÉRICO, M. F.; OLIVEIRA, R. B.; BAFFA, O.; MIRANDA, J. R. A.. Magnetic images of the disintegration process of tablets in the human stomach by ac biosusceptometry. Physics in Medicine and Biology, v. 50, n. 23, p. 5523-5534, . (03/10107-5, 01/11539-0)