Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de uso de nicotiana tabacum var. bel w3 para mapeamento especial e temporal de riscos impostos por ozonio a populacao humana, na cidade de sao paulo.

Processo: 02/11956-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marisa Domingos
Beneficiário:Silvia Maria Romano Sant'Anna
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enxofre   Metais pesados   Monitoramento biológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomonitoramento | Enxofre | Metais Pesados | Poluicao Aerea Urbana

Resumo

A poluição aérea causa perturbações ambientais que podem ser avaliadas através de reações vegetais. Lolium multiflorum ssp. italicum var. Lema, devido à sua alta capacidade de acumulação foliar de S e metais pesados e a variedade Bel W3 de Nicotiana tabacum por possuir alta sensibilidade a níveis tóxicos de 03 no ar, estão entre as espécies mais utilizadas em biomonitoramento. Assim, objetiva-se realizar mapeamento espacial e temporal de riscos impostos pela poluição aérea à população humana, na cidade de São Paulo e ao longo de um período de 18 meses, utilizando L. multiflorum e N. tabacum, e verificar se as variações no acúmulo foliar de S, Cu, Fe e Zn em L. multiflorum e na porcentagem de área foliar necrosada em N. tabacum podem ser, respectivamente, explicadas pelas variações nas concentrações aéreas de SO2 e de partículas e nas de O3 no ar e, por outro lado, podem explicar as variações em indicadores de saúde da população. As plantas serão cultivadas de modo padronizado, em casa de vegetação do Instituto de Botânica. O mapeamento será realizado em nove locais da cidade de São Paulo. Três vasos com cultura de L. multiflorum e seis com N. tabacum serão expostos em cada local de estudo, por 4 e 2 semanas, respectivamente, e substituídos, no período entre agosto/2002 e dezembro/2003. Das folhas de L. multiflorum serão obtidas as concentrações de S e metais, e do tabaco, as porcentagens de área foliar com danos típicos induzidos por ozônio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVIA RIBEIRO DE SOUZA; SILVIA MARIA ROMANO SANT'ANNA; MIRIAN CILENE SPASIANI RINALDI; MARISA DOMINGOS. Short-term leaf responses of Nicotiana tabacum 'Bel-W3' to ozone under the environmental conditions of São Paulo, SE - Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 52, n. 1, p. 251-258, . (02/04751-6, 00/06422-4, 02/11956-3)