Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodo de sintese sonora evolutiva: aplicacoes de computacao evolutiva em sintese sonora digital voltada a processos criativos destinados a composicao algoritmica interativa.

Processo: 03/11122-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Fernando José von Zuben
Beneficiário:Marcelo Freitas Caetano
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Computação evolutiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Algoritmica | Composicao Interativa | Computacao Evolutiva | Manutencao De Diversidade | Sintese Sonora

Resumo

Este projeto envolve o estudo e o desenvolvimento de métodos, modelagem matemática e ferramentas de análise para definir um conjunto de operadores que possibilitem o uso de Computação Evolutiva na Síntese Sonora Digital. O termo Computação Evolutiva (CE) engloba um amplo leque de técnicas de resolução de problemas que se baseiam na simulação computacional de processos naturais, como reprodução com herança genética, e teorias da Biologia, como a teoria da evolução de Darwin. Em termos gerais, a Síntese Sonora Digital consiste na aplicação de diversas técnicas de Processamento Digital de Sinais (PDS) para produção de timbres de instrumentos musicais conhecidos ou- para a obtenção de novos timbres. No segundo caso, busca-se o que poderíamos chamar de timbres artificiais. Todavia, o objetivo é gerar uma diversidade de sons que tenham interesse musical e que possam ser utilizados em composições eletroacústicas, dentre outras aplicações. A proposta básica deste projeto é desenvolver e formalizar mecanismos evolutivos e procedimentos que viabilizem a Composição Algorítmica Interativa (CAI). A metodologia é baseada em simulação computacional retroalimentada e a análise deverá envolver métodos objetivos, tais como análise espectral, e métodos subjetivos. Será necessário, também, desenvolver rotinas de cruzamento e confrontação dos resultados decorrentes de cada um dos tipos de classificação, provavelmente com tratamento probabilístico dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, MARCELO; MANZOLLI, JONATAS; VON ZUBEN, FERNANDO; GIACOBINI, M. Self-organizing bio-inspired sound transformation. Lecture Notes in Computer Science, v. 4448, p. 3-pg., . (03/11122-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAETANO, Marcelo Freitas. Sintese sonora auto-organizavel atraves da aplicação de algoritmos bio-inspirados. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.