Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento fisico aerobio de intensidade moderada na inflamacao bronquica, qualidade de vida e capacidade funcional de adultos com asma persistente moderada.

Processo: 04/04067-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:Raquel Calvo Goncalves
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Asma   Treinamento aeróbio   Qualidade de vida   Capacidade funcional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma | Capacidade Funcional | Inflamacao Bronquica | Qualidade De Vida | Treinamento Aerobio

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar o papel do condicionamento físico na qualidade de vida, capacidade funcional e inflamação pulmonar de adultos com asma persistente moderada/grave. Serão avaliados 40 pacientes divididos, aleatoriamente, em grupo controle e tratado sendo que o primeiro será submetido a um programa de educação e a um programa de treinamento composto de alongamentos musculares e o segundo será submetido ao programa de educação, ao programa de alongamentos e a um programa de condicionamento físico aeróbio. Os pacientes serão encaminhados pela equipe médica do Núcleo de Assistência e Pesquisa em Asma (NAPA) do HCFMUSP. O programa de educação terá a duração de 4 horas. O programa de alongamentos terá duração de 60 minutos e o programa de treinamento físico aeróbio terá à duração de 30 minutos sendo ambos realizados 2 vezes por semana durante o período de 4 meses. O programa aeróbio será realizado com intensidade de 70% da capacidade aeróbia máxima, obtida no teste ergoespirométrico e parametrizada durante o treinamento, pela freqüência cardíaca do paciente. Antes e após os programas, os pacientes serão submetidos ao teste ergoespirométrico, prova de função pulmonar e teste de percepção de esforço. Serão também avaliados os níveis de ansiedade e depressão e a qualidade de vida dos pacientes. A inflamação pulmonar do paciente será avaliada pelos níveis de óxido nítrico exalado (NOex) em repouso sendo que a medida será realizada mensalmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONCALVES, Raquel Calvo. Efeito do treinamento aeróbio na capacidade funcional, qualidade de vida, ansiedade, depressão e óxido nítrico exalado de adultos com asma persistente moderada ou grave. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.