Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição da fosfolipase A2 no hipocampo de ratos e seus efeitos diferenciais na fluidez de membranas plasmáticas e nucleares: possíveis correlações com a memória?

Processo: 05/52899-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Wagner Farid Gattaz
Beneficiário:Beatriz Arakawa Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13633-7 - Metabolismo de fosfolípides em doenças neuropsiquiátricas, AP.TEM
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Hipocampo   Memória (psicologia)   Fluidez de membrana   Fosfolipases A2
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Alzheimer | Fluidez De Membranas | Fosfolipase A2 | Hipocampo | Memoria | Ratos

Resumo

Na doença de Alzheimer inicial há prejuízo da memória de curta duração (MCD) e da formação e evocação da memória de longa duração (MLD) em correlação com a hipofunção do hipocampo. A fosfolipase A2 (PLA2) é uma família de enzimas chave no metabolismo de fosfolipídios de membranas celulares, que é classificada em três grupos principais: PLA2 citosólica dependente de Ca2+ (cPLA2), PLA2 intracelular independente de Ca2+ (iPLA2), e PLA2 extracelular dependente de Ca2+ (sPLA2). A atividade de ambas cPLA2 e iPLA2, bem como a fluidez de membranas, estão reduzidas no hipocampo de pacientes com doença de Alzheimer. Em ratos, a inibição da atividade da PLA2 no hipocampo prejudicou a formação da MCD e da MLD. Na membrana plasmática a fluidez aumentada correlaciona-se com densidades aumentadas de receptores NMDA de glutamato e de receptores colinérgicos muscarínicos, os quais estão envolvidos na formação e evocação da MCD e da MLD; a fluidez aumentada de membranas nucleares aumenta o transporte nucleocitoplasmático de RNA mensageiro, o qual é crucial para a formação e evocação da MLD. A cPLA2 atua sobre membranas nucleares, enquanto que a iPLA2 atua sobre membranas plasmáticas. Neste projeto estudaremos os efeitos da inibição in vivo da cPLA2 mais iPLA2 (com o inibidor dual MAFP) e da iPLA2 (com o inibidor seletivo BEL) sobre a fluidez de membranas plasmáticas e nucleares do hipocampo de ratos, e sua correlação com a formação e evocação da MCD e tia MLD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHAEFFER, EVELIN L.; SKAF, HENI D.; NOVAES, BARBARA DE A.; DA SILVA, EMANUELLE R.; MARTINS, BEATRIZ A.; JOAQUIM, HENRIQUE D. G.; GATTAZ, WAGNER F.. Inhibition of phospholipase A(2) in rat brain modifies different membrane fluidity parameters in opposite ways. PROGRESS IN NEURO-PSYCHOPHARMACOLOGY & BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 35, n. 7, p. 1612-1617, . (05/52899-0, 05/52898-4, 04/14516-0, 02/13633-7, 08/09861-0, 08/09494-8)