Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil de expressão gênica de carcinoma ductal in situ e invasivo em tumores de mama através da técnica de microarray

Processo: 06/02670-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Dirce Maria Carraro
Beneficiário:Nádia Pereira de Castro
Instituição Sede: Laboratório de Análise de Expressão Gênica. Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Carcinoma ductal de mama   Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Mama | Microarray | Microdissecaca A Laser | Oncologia

Resumo

O câncer de mama está entre as neoplasias de maior incidência. O carcinoma ductal "in situ" (DCIS) é o resultado de uma proliferação de células cancerígenas dentro dos ductos mamários não apresentando evidência de invasão, já o carcinoma ductal invasivo (IDC) apresenta invasão em tecidos adjacentes, sangue e linfa. A metástase é a principal causa de morte e a invasão de células tumorais em tecidos adjacentes representa o primeiro passo para seu estabelecimento. Nossa proposta neste estudo é a caracterização molecular do processo de tumorigênese e invasão através da tecnologia de microarray utilizando uma plataforma de cDNA contendo genes implicados em vias de sinalização celular sabidamente envolvidas no processo de diferenciação e motilidade, que por sua vez estão envolvidas no processo tumorigênico e no mecanismo de invasão e metástase, tais como: a via de sinalização WNT e o processo de transição epitélio-mesênquima (EMT). Esse estudo utilizará amostras microdissecadas a laser que representam uma população pura de células de DCIS, IDC e células epiteliais normais. Esses grupos mimetizam a instalação e progressão do câncer de mama, sendo que a avaliação do padrão de expressão desses genes representantes das vias nas diferentes classes, seguramente auxiliará na melhor compreensão da biologia dos tumores mamários bem como na identificação de genes chaves do processo de carcinogênese e invasão que possam ser usados como marcadores moleculares de prognóstico, preditivos de metástase ou ainda alvo terapêutico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO, NADIA P.; OSORIO, CYNTHIA A. B. T.; TORRES, CESAR; BASTOS, ELEN P.; MOURAO-NETO, MARIO; SOARES, FERNANDO A.; BRENTANI, HELENA P.; CARRARO, DIRCE M.. Evidence that molecular changes in cells occur before morphological alterations during the progression of breast ductal carcinoma. BREAST CANCER RESEARCH, v. 10, n. 5, p. 14-pg., . (06/02670-0, 98/14335-2)
CASTRO, NADIA P.; OSORIO, CYNTHIA A. B. T.; TORRES, CESAR; BASTOS, ELEN P.; MOURAO-NETO, MARIO; SOARES, FERNANDO A.; BRENTANI, HELENA P.; CARRARO, DIRCE M.. Evidence that molecular changes in cells occur before morphological alterations during the progression of breast ductal carcinoma. BREAST CANCER RESEARCH, v. 10, n. 5, p. R87, . (98/14335-2, 06/02670-0)