Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da proteina antiinflamatoria anexina 1 na fibrose pulmonar induzida pela bleomicina.

Processo: 06/50015-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Amílcar Sabino Damazo
Beneficiário:Amílcar Sabino Damazo
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56855-8 - Efeito da proteína antiinflamatória anexina 1 na fibrose pulmonar induzida pela bleomicina, AP.JP
Assunto(s):Hipersensibilidade   Leucócitos   Mastócitos   Pulmão   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alergia | Anexina | Inflamacao | Leucocitos | Mastocitos | Pulmao

Resumo

A falha na reparação tecidual após o processo inflamatório pode levar a formação de patologias, como a inflamação crônica, um dos processos que desencadeiam doenças fibróticas humanas. A fibrose pulmonar idiopática, é caracterizada pela inflamação alveolar, proliferação de fibroblastos e deposição de colágeno. Neste modelo, a fibrose pulmonar é resultante da ação sinérgica das células inflamatórias e da produção de mediadores pró-inflamatórios. O presente trabalho propõe o estudo da anexina 1, proteína antiinflamatória inibidora da produção de mediadores pró-inflamatórios e da migração leucocitária, além de pró-apoptótica, possibilitando o desenvolvimento de novas drogas. Neste modelo de fibrose pulmonar in vivo, utilizaremos animais experimentais com fenótipo selvagem e knockout para anexina 1, e in vitro, as células humanas (fibroblastos, neutrófilos, macrófagos e mastócitos), investigando a importância da proteína anexina 1 na migração leucocitária, no acúmulo de colágeno, na ativação da apoptose de miofibroblastos, na expressão de citosinas pró-inflamatórias e pró-fibróticas e na cascata de sinalização da proteína quinase. A partir destes dados nós pretendemos avaliar o uso da proteína anexina 1 como uma droga antiinflamatória e imunossupressora, propondo uma terapia mais eficaz e com menos efeitos colaterais para as patologias humanas de inflamação crônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMAZO, AMILCAR S.; SAMPAIO, ANDRE L. F.; NAKATA, CINTIA M. A. G.; FLOWER, RODERICK J.; PERRETTI, MAURO; OLIANI, SONIA M.. Endogenous annexin A1 counter-regulates bleomycin-induced lung fibrosis. BMC IMMUNOLOGY, v. 12, . (06/50015-0, 05/56855-8)