Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrategias reprodutivas e ecologia alimentar de serpentes aquaticas da tribo hydropsini (colubridae, xenodontinae).

Processo: 06/50279-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Rodrigo Roveri Scartozzoni
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes   Alimentação   História natural   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentacao | Historia Natural | Hydropsini | Reproducao | Serpentes

Resumo

Reprodução e alimentação são aspectos da história natural ainda pouco estudados em serpentes neotropicais, sobretudo entre as serpentes aquáticas da tribo Hydropsini. Este projeto pretende caracterizar a ecologia alimentar e as estratégias reprodutivas dos Hydropsini, que inclui três gêneros de serpentes (Pseudoeryx, Hydrops e Helicops). Será utilizado exemplar de coleções científicas e animais vivos recebidos no Instituto Butantã para obtenção de dados morfológicos, reprodutivos e alimentares. A biologia reprodutiva será caracterizada em relação ao modo reprodutivo, tamanho de maturidade sexual, fecundidade, ciclo reprodutivo de machos e fêmeas e período de recrutamento de filhotes. Os hábitos alimentares serão caracterizados quanto ao tipo, tamanho e freqüência dos itens ingeridos. Pretende-se verificar a influência de fatores climáticos e ecológicos na época e extensão dos ciclos reprodutivos das espécies, bem como a relação entre modo reprodutivo, forma do corpo e fecundidade. A influência do uso do ambiente e forma do corpo na dieta das espécies também será analisada. Pretende-se comparar os dados obtidos com informações disponíveis na literatura para outras cobras d'água de clados distintos e outras linhagens de Xenodontinae. Além disso, os caracteres da biologia reprodutiva e alimentar dos Hydropsini serão otimizados em hipótese filogenética disponível para verificar sua evolução no grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZ, HENRIQUE B.; SCARTOZZONI, RODRIGO R.; ALMEIDA-SANTOS, SELMA M.. Reproductive modes of the South American water snakes: A study system for the evolution of viviparity in squamate reptiles. ZOOLOGISCHER ANZEIGER, v. 263, p. 33-44, . (06/50279-8, 09/54478-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARTOZZONI, Rodrigo Roveri. Estratégias reprodutivas e ecologia alimentar de serpentes aquáticas da tribo Hydropsini (Dipsadidae, Xenodontinae).. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.