Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel protetor da imunidade mediada por anticorpos na infecção por Paracoccidioides brasiliensis

Processo: 06/52985-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:José Daniel Lopes
Beneficiário:Livia Souza Pugliese
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioides brasiliensis   Paracoccidioidomicose   Imunologia celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunologia Celular | Imunologia Humoral | Paracoccidioides Brasiliensis

Resumo

A paracoccidioidomicose é uma infecção fúngica granulomatosa sistêmica de caráter endêmico na América Latina, cujo agente etiológico é o Paracoccidioides brasiliensis. No paradigma corrente, a imunidade mediada por células (IMC) é considerada protetora à infecção e altos níveis séricos de anticorpos são associados com menor proteção. Entretanto, estudos recentes lançaram novas interpretações sobre o papel da imunidade mediada por anticorpos (IMA) nos processos infecciosos. Existem evidências de ações antimicrobianas diretas contra diversas bactérias e fungos, bem como de possível ação moduladora dos anticorpos na IMC. Muitos aspectos da IMA na paracoccidioidomicose e sua interpelação com a IMC permanecem obscuros. Em nosso laboratório foram observados efeitos protetores de anticorpos monoclonais contra as glicoproteínas gp70 e gp75 do fungo. Em ensaios de imunização passiva, houve completo bloqueio ou indução de doença mais branda. In vitro, anti-gp75 inibiu o crescimento do fungo. Tais resultados denotam papel protetor da IMA na paracoccidioidomicose até então não reportado e reforçam a necessidade de mais estudos. Assim, pretendemos averiguar a participação de componentes celulares na proteção por anti-pg70 e anti-gp75. Serão realizados ensaios de imunização passiva em murinos knockout, depletados e reconstituídos de células comumente associadas à resposta protetora a P. brasiliensis. Em adição, será avaliada a inibição do crescimento in vitro do fungo sob ação de anti-gp70. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUGLIESE, LIVIA SOUZA; GONCALVES, THAIS OLIVEIRA; POPI, ANA FLAVIA; MARIANO, MARIO; PESQUERO, JOAO BOSCO; LOPES, JOSE DANIEL. B-1 lymphocytes differentiate into functional osteoclast-like cells. Immunobiology, v. 217, n. 3, p. 336-344, . (06/52985-7, 07/51501-9)