Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da distribuição genotípica e de mutações no genoma do vírus da Hepatite B, em pacientes co-infectados pelos vírus da Hepatite B e HIV na Casa da AIDS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Processo: 06/54332-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa
Beneficiário:Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças transmissíveis  HIV  Coinfecção  Vírus da hepatite B  Mutação  Genomas  Genótipo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genoma | Genotipo | Mutacao | Resistencia Viral | Virus Da Hepatite B

Resumo

São vários os estudos que demonstram que, na população co-infectada pelo HIV e vírus da hepatite B (VHB), a evolução da hepatite B é alterada, com o surgimento mais precoce de cirrose hepática, insuficiência hepática e hepatocarcinoma. Além disso, a resistência aos medicamentos para hepatite B nesse grupo de pacientes parece acelerada, quando em comparação a pacientes infectados somente pelo VHB. Especula-se que características virológicas relativas ao VHB poderiam, entre outros fatores, interferir na evolução diferenciada do VHB nessa população. São escassos na literatura estudos sobre esse tema. No presente estudo pretendemos avaliar a distribuição genotípica do vírus da hepatite B nessa população e analisarmos a presença de mutações no genoma do VHB associadas à resistência à lamivudina. Pretendemos também investigar a associação entre os genótipos e das possíveis mutações no genoma do VHB, a algumas variáveis clínicas, laboratoriais e epidemiológicas na população analisada. Pretendemos estudar uma série de casos de pacientes co-infectados pelo HIV e vírus da hepatite B atendidos na Casa da AIDS, em São Paulo. A consulta aos prontuários dos pacientes matriculados permitirá identificar aqueles que se enquadram nos critérios de inclusão do estudo. A pesquisa de marcadores sorológicos de hepatite B será realizada pelo Laboratório Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. As técnicas de biologia molecular serão realizadas no Laboratório de Hepatites Virais do Instituto Adolfo Lutz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES-CORREA, MARIA CASSIA; PINHO, JOAO R. R.; GOMES-GOUVEA, MICHELE S.; DA SILVA, ADRIANA C.; GUASTINI, CRISTINA F.; MARTINS, LUIZ G.; LEITE, ANDREA G.; SILVA, MARILIZA H.; GIANINI, REINALDO J.; UIP, DAVID E.. Predictors of HBeAg status and hepatitis B viraemia in HIV-infected patients with chronic hepatitis B in the HAART era in Brazil. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 11, . (08/57146-9, 06/54332-0)