Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao funcional da secrecao do hormonio do crescimento (gh) em pacientes acromegalicos com dissociacao dos niveis de gh e igf-i (insuline - like growth factor-i).

Processo: 06/56716-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ayrton Custodio Moreira
Beneficiário:Helena Barbosa Lugão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09857-0 - Mecanismos neuroendócrinos da regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em modelos clínicos e experimentais de resistência aos glicocorticóides e sepse, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Acromegalia   Fator de crescimento insulin-like I
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acromegalia | Agonistas Da Somatostatina | Gh | Igf-I

Resumo

A acromegalia é uma doença crônica com manifestações clínicas insidiosas e progressivas. As manifestações clínicas incluem alterações faciais típicas, aumento progressivo de mãos e pés, proliferação óssea, alterações degenerativas músculo-esqueléticas, / neuropatia periférica é hiperhidrose. Com a progressão da doença, surgem complicações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas (intolerância à glicose ou diabetes mellitus). O diagnóstico da acromegalia é baseado nas manifestações clinicas e na demonstração de concentrações plasmáticas elevadas de GH. A confirmação é feita por meio da não supressão do GH após sobrecarga oral de glicose (oGTT) e aumento dos níveis do fator de crescimento insulina-simile I (IGF-I). Os tratamentos disponíveis são a ressecção cirúrgica do tumor por via transesfenoidal ou transcraniana, o tratamento radioterápico e o tratamento medicamentoso, com análogos da somatostatina, bromocriptina, cabergolina ou com antagonistas do receptor de GH. Existem subgrupos de pacientes onde ocorre uma dissociação entre resposta do nadir de GH pós GTT e valores de IGF-I, sugerindo uma possível anormalidade na secreção pulsátil de GH após a cura aparente da acromegalia. Portanto, o objetivo deste trabalho será avaliar funcionalmente, neste subgrupo, o perfil diário da secreção de GH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
ELIAS, P. C. L.; LUGAO, H. B.; PEREIRA, M. C.; MACHADO, H. R.; DE CASTRO, M.; MOREIRA, A. C.. . Hormone and Metabolic Research, v. 42, n. 1, p. 50-55, . (07/58365-3, 06/56716-0)