Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação funcional da secreção do hormônio do crescimento (GH) em pacientes acromegálicos com dissociação dos níveis de GH e IGF-I (insuline - like growth factor-I)

Processo: 06/56716-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ayrton Custodio Moreira
Beneficiário:Helena Barbosa Lugão
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09857-0 - Mecanismos neuroendócrinos da regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em modelos clínicos e experimentais de resistência aos glicocorticóides e sepse, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Acromegalia   Fator de crescimento insulin-like I

Resumo

A acromegalia é uma doença crônica com manifestações clínicas insidiosas e progressivas. As manifestações clínicas incluem alterações faciais típicas, aumento progressivo de mãos e pés, proliferação óssea, alterações degenerativas músculo-esqueléticas, / neuropatia periférica é hiperhidrose. Com a progressão da doença, surgem complicações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas (intolerância à glicose ou diabetes mellitus). O diagnóstico da acromegalia é baseado nas manifestações clinicas e na demonstração de concentrações plasmáticas elevadas de GH. A confirmação é feita por meio da não supressão do GH após sobrecarga oral de glicose (oGTT) e aumento dos níveis do fator de crescimento insulina-simile I (IGF-I). Os tratamentos disponíveis são a ressecção cirúrgica do tumor por via transesfenoidal ou transcraniana, o tratamento radioterápico e o tratamento medicamentoso, com análogos da somatostatina, bromocriptina, cabergolina ou com antagonistas do receptor de GH. Existem subgrupos de pacientes onde ocorre uma dissociação entre resposta do nadir de GH pós GTT e valores de IGF-I, sugerindo uma possível anormalidade na secreção pulsátil de GH após a cura aparente da acromegalia. Portanto, o objetivo deste trabalho será avaliar funcionalmente, neste subgrupo, o perfil diário da secreção de GH. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIAS, P. C. L.; LUGAO, H. B.; PEREIRA, M. C.; MACHADO, H. R.; DE CASTRO, M.; MOREIRA, A. C. Discordant Nadir GH After Oral Glucose and IGF-I Levels on Treated Acromegaly: Refining the Biochemical Markers of Mild Disease Activity. Hormone and Metabolic Research, v. 42, n. 1, p. 50-55, JAN 2010. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.