Busca avançada
Ano de início
Entree

Pequenos mamíferos não-voadores e a regeneração da Mata Atlântica: influência da estrutura do habitat e da disponibilidade de recursos em um mosaico de vegetações em diferentes estádios sucessi

Processo: 06/58348-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Renata Pardini
Beneficiário:Bruno Trevizan Pinotti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56555-4 - Diversidade de mamíferos em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo, AP.JP
Assunto(s):Mata Atlântica   Restauração ecológica   Mamíferos   Hábito alimentar animal   Habitat
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disponibilidade De Alimento | Estrutura Da Floresta | Mata Atlantica | Pequenos Mamiferos | Regeneracao

Resumo

Além dos fatores históricos e biogeográficos, a distribuição das espécies de pequenos mamíferos na Mata Atlântica é influenciada pela ação antrópica. Apesar da importância das matas primárias para a conservação da diversidade animal já ser reconhecida, só recentemente a importância das matas secundárias vem sendo investigada. Na Mata Atlântica, esse tipo de formação representa grande porção do bioma, mas pouquíssimos estudos investigaram como se dá a recuperação da fauna ao longo do processo de regeneração, informação essencial para a avaliação da importância das matas secundárias para a conservação e do potencial da regeneração natural como instrumento de restauração de áreas degradadas. Aparentemente, a recuperação da riqueza de espécies animais durante o processo de regeneração de florestas tropicais é relativamente rápida, enquanto que a composição de espécies se recupera muito mais vagarosamente. Essas mudanças faunísticas devem estar relacionadas a mudanças na estrutura das florestas e na disponibilidade de recursos. Através de amostragens padronizadas em 20 sítios distribuídos em um mosaico de matas em diferentes estádios sucessionais na Reserva Florestal do Morro Grande, este projeto tem como principais objetivos investigar como a regeneração da Mata Atlântica afeta a assembléia de pequenos mamíferos, a estrutura da floresta e a disponibilidade de recursos alimentares, bem como investigar quais dessas variáveis estão associadas às mudanças na assembléia de pequenos mamíferos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINOTTI, BRUNO T.; PAGOTTO, CAMILLA P.; PARDINI, RENATA. Wildlife Recovery During Tropical Forest Succession: Assessing Ecological Drivers of Community Change. Biotropica, v. 47, n. 6, p. 765-774, . (10/02797-5, 05/56555-4, 06/58348-9)
PINOTTI, BRUNO T.; PAGOTTO, CAMILLA P.; PARDINI, RENATA. Habitat structure and food resources for wildlife across successional stages in a tropical forest. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 283, p. 119-127, . (05/56555-4, 06/58348-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINOTTI, Bruno Trevizan. Pequenos mamíferos terrestres e a regeneração da Mata Atlântica: influência da estrutura do habitat e da disponibilidade de alimento na recuperação da fauna. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.