Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiológicas e comportamentais em vacas holandesas lactantes mantidas em estabulação climatizada e submetidas ao teste de tolerância ao calor

Processo: 06/59812-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:João Alberto Negrão
Beneficiário:Cristiane Gonçalves Titto
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Vacas   Estresse em animal   Climatização   Lactação animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Climatizacao | Estresse | Hormonios | Lactacao | Vacas

Resumo

Este estudo terá como objetivo geral analisar as respostas fisiológicas e comportamentais de vacas Holandesas alojadas em sistema de estabulação livre, que estejam ou não em baias climatizadas, em todas as fases de lactação. O experimento será desenvolvido no Campus Administrativo da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, SP. Serão utilizadas 20 vacas holandesas de 1a a 3a lactações com produção média de 22 kg/dia, distribuídas em dois tratamentos (sem sistema de climatização e com sistema de climatização) e mantidas em abrigo tipo free stall com acesso a piquete. Os parâmetros ambientais serão avaliados através do cálculo do índice de temperatura de globo negro e umidade (ITGU). Na primeira fase serão avaliados em quatro períodos distintos da lactação os parâmetros: produção e qualidade do leite, temperatura retal, temperatura de superfície corporal (dorso e base da cauda), freqüência cardíaca e respiratória, cortisol e IGF-I e comportamento geral dos animais. Em uma segunda fase será realizado o Teste de Tolerância ao Calor como desafio de estresse calórico, sendo avaliados os seguintes parâmetros: produção e qualidade do leite, temperatura retal, temperatura de superfície corporal (dorso e base da cauda), freqüência cardíaca e respiratória, cortisol e IGF-I. Assim pretende-se avaliar os efeitos da climatização sobre a produção e bem estar das vacas, bem como a relação entre os parâmetros fisiológicos e comportamentais e o teste de tolerância ao calor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TITTO, CRISTIANE GONALVES; NEGRAO, JOAO ALBERTO; CANAES, TAISSA DE SOUZA; TITTO, RAFAEL MARTINS; DA CUNHA LEME-DOS SANTOS, THAYS MAYRA; HENRIQUE, FABIO LUIS; CALVIELLO, RAQUEL FERRARI; FRANCO PEREIRA, ALFREDO MANUEL; LENCIONI TITTO, EVALDO ANTONIO. Heat stress and ACTH administration on cortisol and insulin-like growth factor I (IGF-I) levels in lactating Holstein cows. JOURNAL OF APPLIED ANIMAL RESEARCH, v. 45, n. 1, p. 1-7, . (07/54989-2, 06/59812-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TITTO, Cristiane Gonçalves. Capacidade termolítica e respostas comportamentais e hormonais em vacas Holandesas.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.