Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimabilidade da distribuição espacial de risco em estudos caso-controle utilizando o modelo multinomial

Processo: 07/07435-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ricardo Carlos Cordeiro
Beneficiário:Luciana Bertoldi Nucci
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/05920-7 - Estimabilidade de medidas de associação e efeito em estudos caso-controle espaciais, AP.TEM
Assunto(s):Distribuição espacial   Estudos de casos e controles
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distribuição espacial | estudos caso-controle | modelo multinomial | risco | Estatística

Resumo

Os estudos caso-controle constituem a maior contribuição metodológica da epidemiologia, propiciando um modo eficiente de obter estimativas populacionais de risco relativo e fração atribuível. Durante a segunda metade do século XX esses estudos apresentaram notável evolução metodológica, incorporando desenhos amostrais complexos e diversificados, desenvolvendo modos de estimar risco e significância estatística em desenhos estratificados e multivariados, controlando melhor a interferência de variáveis de confundimento, identificando interações de maneira mais precisa, e chegando inclusive, em situações particulares, a prescindir da amostragem de controles para a obtenção de resultados válidos. Entretanto, apesar do grande desenvolvimento dos sistemas de informação geográfica e da análise espacial de dados ocorridos nos últimos 20 anos, parece ser ainda pequena a incorporação da dimensão espacial aos estudos caso controle, embora despontem trabalhos importantes nessa área, particularmente no campo da epidemiologia ambiental e da chamada epidemiologia geográfica.Face o acima exposto, este é um projeto cujo tema de investigação é um método: o estudo caso-controle espacial utilizando o modelo multinomial, entendido como um estudo caso- controle que incorpora explicitamente a localização espacial como co-variável de interesse e possibilita a estimação da distribuição espacial do risco em vários de níveis. Tal incorporação, dada a não linearidade da distribuição espacial da maioria das ocorrências de interesse epidemiológico, implica em toda uma mudança do instrumental analítico usual dos estudos caso-controle. Este projeto tem como objetivos, em estudos caso-controle espaciais:1.Desenvolver teoricamente o modelo de regressão logística multinomial para a estimação da distribuição espacial do risco de ocorrências quando estas são classificadas de acordo com sua “gravidade”, isto é, em contraposição ao modelo binário acima descrito, que classifica os indivíduos estudados em casos ou controles, desenvolver um tratamento multinomial, que possibilite a estimação da distribuição espacial do risco em vários níveis; 2.Testar os resultados metodológicos obtidos analisando a distribuição espacial do risco de obesidade no município de Campinas.Os métodos usados para atingir os objetivos acima propostos serão a leitura da bibliografia especializada, a realização de seminários para reflexão e discussão de tópicos relacionados ao tema e a implementação computacional dos algoritmos desenvolvidos.O principal produto esperado deste projeto é desenvolvimento metodológico, utilizando-se um modelo multinomial para considerar a gravidade dos casos na estimação da distribuição espacial de risco em estudos caso-controle. Como complementação, será realizada a implementação das rotinas computacionais desenvolvidas e a aplicação para estimar o risco de obesidade em Campinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUCCI, LUCIANA B.; ZANGIROLANI, LIA T. O.; MAFRA, ANA CAROLINA C. N.; DE MEDEIROS, MARIA ANGELICA T.; CORDEIRO, RICARDO. Spatial distribution of the risk for metabolic complications: an application in south-east Brazil, 2006-2007. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 15, n. 6, p. 1008-1014, . (06/05920-7, 07/07435-1, 08/05324-0, 08/58461-5)
ANA CAROLINA CINTRA NUNES MAFRA; LUCIANA BERTOLDI NUCCI; RICARDO CORDEIRO; CELSO STEPHAN. Estudo caso-controle com resposta multinomial: uma proposta de análise. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 3, p. 451-459, . (07/01892-1, 07/07435-1, 06/05920-7)
NUCCI‚ L.B.; ZANGIROLANI‚ L.T.O.; MAFRA‚ A.C.C.N.; DE MEDEIROS‚ M.A.T.; CORDEIRO‚ R.. Spatial distribution of the risk for metabolic complications: an application in south-east Brazil‚ 2006-2007. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 1, n. 1, p. 1-7, . (06/05920-7, 07/07435-1, 08/05324-0, 08/58461-5)