Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da acao inibidora da corrosao de liga de aluminio aeronautico por revestimento de filmes nanoestruturados, utilizando tecnicas eletroquimicas associadas a microscopia de forca atomica.

Processo: 07/55383-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Isolda Costa
Beneficiário:Solange de Souza
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/12189-1 - Métodos de proteção contra a corrosão de ligas de alumínio, AP.TEM
Assunto(s):Microscopia de força atômica   Nanofilmes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camadas Auto Organizadas | Cromatizacao | Filmes Nanoestruturados | Liga De Aluminio | Microscopia De Forca Atomica | Protecao A Corrosao

Resumo

As ligas de alumínio encontram aplicações, nos mais diversos setores da indústria, tais como automobilístico, naval, aeroespacial, eletro-técnico, construção civil, metal-mecânico, de embalagens, entre outros. Entretanto, como as propriedades de corrosão dessas ligas variam, sendo piores do que as de alumínio puro, e como os recobrimentos convencionais liberam metais pesados, sendo extremamente prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente, que se fazem necessários estudos de métodos estratégicos de proteção contra a corrosão. No presente projeto, é abordado o método de proteção contra a corrosão baseado em camada auto-organizada de moléculas orgânicas à base de fosfato. Este método será testado visando aplicações sobre a liga de alumínio 7050-T7451, de aplicação na indústria aeroespacial. Um estudo sistemático da corrosão ou da degradação do sistema liga de alumínio-filme nanoestruturado de moléculas orgânicas em solução aquosa contendo íons cloreto, com o objetivo de compreender o processo corrosivo e/ou obter informações úteis para o controle da corrosão e de suas conseqüências, será realizado por meio de métodos eletroquímicos de potencial a circuito aberto e de polarização potenciodinâmica, testes acelerados de corrosão denominados de névoa salina, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e microscopias óptica, eletrônica de varredura e força atômica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, S.; YOSHIKAWA, D. S.; IZALTINO, W. A. S.; ASSIS, S. L.; COSTA, I.. Nanostructured surface pre-treatment based on self-assembled molecules for corrosion protection of Alclad 7475-T761 aluminum alloy. MATERIALS AND CORROSION-WERKSTOFFE UND KORROSION, v. 62, n. 10, p. 913-919, . (07/55383-0, 04/12189-1)
DE SOUZA, S.; YOSHIKAWA, D. S.; IZALTINO, W. A. S.; ASSIS, S. L.; COSTA, I.. Self-assembling molecules as corrosion inhibitors for 1050 aluminum. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 204, n. 20, p. 3238-3242, . (07/55383-0, 04/12189-1)