Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da evolucao das quasiespecies da regiao ns5a de hcv genotipo 3a.

Processo: 08/51165-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Cintia Bittar Oliva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vírus da hepatite C   Interferons
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genotipo 3 | Interferon | Ns5A | Quasispecies | Virus Da Hepatite C

Resumo

A Hepatite C é um problema de saúde mundial. Os indivíduos que apresentam infecção crônica podem desenvolver cirrose hepática e em alguns casos carcinoma hepatocelular. O vírus da hepatite C (HCV) é um vírus de RNA fita simples, com polaridade positiva, pertencente à família Fiavivirídae. O genoma do HCV codifica uma grande poliproteína precursora, sendo está clivada pelas proteinases virais e do hospedeiro para gerar pelo menos 10 proteínas. O genótipo 3 é o segundo mais incidente no Brasil. O tratamento adotado, a combinação de interferon-alfa, apresenta respostas limitadas e com variação significativa dependendo do genótipo. As altas taxas de mutações em vírus de RNA produzem variantes virais chamadas de "quasiespécies", que conferem potencial adaptativo ao vírus, podendo influenciar na resposta ao tratamento. A proteína NS5a é uma fosfoproteína que tem atraído atenção considerável por seu potencial papel de modulação da resposta ao interferon (IFN) e em outros processos da célula do hospedeiro. Estudos sobre a variabilidade genética de algumas de suas regiões têm demonstrado relação com a resposta do paciente ao tratamento. Entretanto estudos que enfoquem a variabilidade da região NS5A completa e sua evolução ao longo do tratamento são desconhecidos. Este estudo visa estudar a evolução das quasiespécies da região NS5A de HCV genótipo 3 em amostras de pacientes Não-respondedores e Respondedores ao Final do Tratamento com IFN e Ribavirina, durante e após o tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RAFAEL ALVES; VICENTE GUEDES DE CARVALHO, ISABEL MARIA; ADUM DE MATOS, RENATA PRANDINI; TOMONARI YAMASAKI, LILIAN HIROMI; BITTAR, CINTIA; RAHAL, PAULA; GOMES JARDIM, ANA CAROLINA. Evidence of bottleneck effect on hepatitis C virus transmission between a couple under interferon based therapy. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 47, p. 87-93, . (08/51165-1, 10/06156-4, 07/52073-0, 12/18168-2)
BITTAR, CINTIA; GOMES JARDIM, ANA CAROLINA; TOMONARI YAMASAKI, LILIAN HIROMI; APARECIDA CARARETO, CLAUDIA MARCIA; REBELLO PINHO, JOAO RENATO; LEMEY, PHILIPPE; VICENTE GUEDES DE CARVALHO-MELLO, ISABEL MARIA; RAHAL, PAULA. On Hepatitis C Virus Evolution: The Interaction between Virus and Host towards Treatment Outcome. PLoS One, v. 8, n. 4, . (06/60012-9, 08/51165-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVA, Cintia Bittar. Evolução das quasiespécies da proteína NS5A do vírus da hepatite C genótipo 3a. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.