Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotípica, genotípica e de fatores de virulência em linhagens do gênero Nocardia isoladas de mastite bovina, afecções em animais de companhia e de pacientes humanos, com e sem imunossupressão, acometidos de nocardiose

Processo: 08/56037-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcio Garcia Ribeiro
Beneficiário:Larissa Anuska Zeni Condas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Mastite bovina   Nocardia   Nocardiose   Virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais De Companhia | Bovino | Mastite | Nocardia | Nocardiose

Resumo

O gênero Nocardia é encontrado no solo, matéria orgânica e água. A patogenicidade do agente é atribuída à localização intracelular em fagócitos, formação de piogranulomatosas e a ao comportamento oportunista, em virtude da co-infecção com doenças imunossupressivas. A mastite é a principal manifestação clínica da nocardiose em animais de produção. Ocorre em propriedades com condições impróprias de higiene de ordenha e manejo dos animais. Nos últimos anos tem-se alertado para a termo-resistência de isolados de mastite aos procedimentos de pasteurização lenta e rápida, fato que gera preocupação em saúde pública. Em cães e gatos a nocardiose é observada principalmente em lesões tegumentares e pulmonares, decorrente geralmente da contaminação percutânea de feridas. No Brasil, pouca atenção tem sido direcionada ao estudo da nocardiose em animais, ficando às descrições restritas aos relatos de caso. Vários países têm registrado aumento no número de casos de nocardiose humana - incluindo no Brasil - e, em muitos, a doença é considerada emergente. No homem a nocardiose também ocorre sob a forma de lesões cutâneas, pulmonares e neurológicas, predominando em pacientes imunossuprimidos, incluindo alcoólatras, acometidos de doenças crônicas (tuberculose, leucemia, neoplasias), transplantados e, nas últimas décadas, infectados com o vírus da AIDS. Não está esclarecido o real impacto do contato de pacientes humanos com animais domésticos na transmissão da nocardiose, em que pese à similaridade das espécies do agente encontradas no homem e em animais. Em anos recentes, as espécies do gênero Nocardia foram re-classificadas com base em características bioquímicas, de sensibilidade microbiana e/ou moleculares. N. asteroides, N. brasiliensis e Nocardia otitidiscaviarum são as principais espécies que acometem os homens e animais. O presente estudo pretende realizar a caracterização feno e genotípica de Nocardia sp isoladas de animais domésticos e de pacientes humanos, E avaliar fatores de virulência do agente (multi-resistência aos antimicrobianos, termo-resistência), com vistas a contribuir no esclarecimento da epidemiologia, controle, profilaxia, tratamento e reflexos em saúde pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FARIAS, MARCONI RODRIGUES; WERNER, JULIANA; RIBEIRO, MARCIO GARCIA; RODIGHERI, SABRINA MARIN; CAVALCANTE, CAROLINA ZAGHI; CHI, KUNG DARH; ZENI CONDAS, LARISSA ANUSKA; GONOI, TOHRU; MATSUZAMA, TETSUHIRO; YAZAMA, KATSUKIYO. Uncommon mandibular osteomyelitis in a cat caused by Nocardia africana. BMC Veterinary Research, v. 8, . (08/56037-1, 09/53494-5)
CONDAS, LARISSA ANUSKA ZENI; DE FARIAS, MARCONI RODRIGUES; SIQUEIRA, AMANDA KELLER; SALERNO, TATIANA; CHI, KUNG DARH; WERNER, JULIANA; DE VARGAS, AGUEDA CASTAGNA; BOND, GUILHERME BORGES; GONOI, TOHRU; MATSUZAWA, TETSUHIRO; et al. Molecular identification and antimicrobial resistance pattern of Nocardia isolated from 14 diseased dogs and cats. Brazilian Journal of Microbiology, v. 54, n. 2, p. 8-pg., . (08/56037-1, 09/53494-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONDAS, Larissa Anuska Zeni. Caracterização fenotípica, genotípica e termorressistência à fervura em linhagens de Nocardia spp isoladas de animais domésticos e humanos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.