Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotoxicidade transdentinária de sistemas adesivos com diferentes graus de hidrofilia aplicados sobre a dentina impregnada por etanol.

Processo: 09/06446-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Josimeri Hebling Costa
Beneficiário:Luciana Bianchi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Odontopediatria   Citotoxicidade   Dentina   Etanol   Adesivos dentinários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesivos dentinários | citotoxicidade | dentina | Etanol | Odontopediatria

Resumo

Proposição: Avaliar o efeito do grau de hidrofilia de sistemas adesivos experimentais e da condição de hidratação da dentina na citotoxicidade transdentinária desses adesivos sobre células odontoblastóides. Métodos: Cem discos de dentina serão obtidos de dentes molares humanos e divididos em 10 grupos (n=10) de acordo com sua condutância hidráulica. Os discos serão montados em câmaras pulpares in vitro e sob sua superfície pulpar serão plantadas células MDPC-23. Após 48 horas, sobre a superfície oclusal dos discos, será realizado o condicionamento com ácido fosfórico e a aplicação de uma das seguintes soluções por 60 segundos: água destilada ou 100% etanol. Os excessos das soluções serão removidos e sobre a dentina úmida será aplicado um dos quatro adesivo experimentais de conhecida hidrofilia (R1, R2, R3 ou R4). Dois grupos não receberão a aplicação de adesivo e servirão como controle para avaliar a citotoxicidade transdentinária das soluções utilizadas para impregnar a dentina. Decorridas 24 horas, oito espécimes serão utilizados para quantificação da enzima desidrogenase succínica (SDH) por meio do teste de MTT. Os dois espécimes remanescentes de cada grupo serão utilizados para a análise da morfologia celular em MEV. O meio de cultura em contato com as células será coletado e utilizado para a análise da difusão monomérica por meio de CG/EM, para a análise do tipo de morte celular, apoptose (anexina-V) ou por necrose (iodeto de propídio), e para a análise da produção de espécies reativas de oxigênio (EROs). Os testes estatísticos serão selecionados de acordo com o conjunto de dados de cada variável resposta, considerando-se como variáveis independentes a "solução de impregnação da dentina" e o "adesivo".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIANCHI, LUCIANA; DIAS RIBEIRO, ANA PAULA; DE OLIVEIRA CARRILHO, MARCELA ROCHA; PASHLEY, DAVID H.; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; HEBLING, JOSIMERI. Transdentinal cytotoxicity of experimental adhesive systems of different hydrophilicity applied to ethanol-saturated dentin. Dental Materials, v. 29, n. 9, p. 980-990, . (09/06446-5)
BIANCHI, LUCIANA; DIAS RIBEIRO, ANA PAULA; DE OLIVEIRA CARRILHO, MARCELA ROCHA; PASHLEY, DAVID H.; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO; HEBLING, JOSIMERI. Cytotoxicity of adhesive systems of different hydrophilicities on cultured odontoblast-like cells. JOURNAL OF BIOMEDICAL MATERIALS RESEARCH PART B-APPLIED BIOMATERIALS, v. 101, n. 8, p. 1498-1507, . (09/06446-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIANCHI, Luciana. Citotoxidade direta e transdentinária de sistemas adesivos com diferentes graus de hidrofilia sobre células odontoblastóides. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.