Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento reológico de géis de amido de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza B.)

Processo: 09/12261-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vânia Regina Nicoletti Telis
Beneficiário:Kivia Mislaine Albano
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biopolímeros   Viscosidade   Reologia   Viscoelasticidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolímeros | gelatinização | pastas | Reologia | Viscoelasticidade | viscosidade | Propriedades Físicas de Materiais de Origem Biológica

Resumo

Os amidos, além da sua importância nutricional, apresentam um importante papel tecnológico em alimentos processados. As propriedades funcionais dos amidos, como a relação amido-água, temperatura de gelatinização, formação de gel e viscosidade de pasta são de suma importância para definir os usos industriais. Por outro lado, a composição e a estrutura dos grânulos de amido variam consideravelmente de acordo com sua fonte botânica, afetando as propriedades e funções dos amidos em diferentes produtos. O amido de mandioquinha-salsa é considerado de fácil cozimento, apresentando baixa temperatura de gelatinização e alta viscosidade de pico. Também possui baixa tendência à retrogradação e sinérese, o que contribui para sua alta digestibilidade. Diversas técnicas têm sido utilizadas para caracterizar as mudanças de viscosidade durante a gelatinização de suspensões de amido, sendo o visco-amilógrafo Brabender o instrumento mais utilizado. Entretanto, devido à complexa geometria do sistema, que dificulta a descrição do escoamento no interior do copo contendo a amostra, medidas fundamentais de propriedades reológicas em função da taxa de deformação não podem ser obtidas. Este projeto tem como objetivo avaliar as propriedades de escoamento e os parâmetros viscoelásticos de pastas de amido de mandioquinha-salsa em função da concentração, da temperatura e do tempo de gelatinização, empregando medidas reológicas em um reômetro rotacional operando em cisalhamento em estado estacionário e em cisalhamento oscilatório em baixas deformações.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBANO, KIVIA M.; FRANCO, CELIA M. L.; TELIS, VANIA R. N.. Rheological behavior of Peruvian carrot starch gels as affected by temperature and concentration. FOOD HYDROCOLLOIDS, v. 40, p. 30-43, . (06/56015-2, 09/12261-8)