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Controladores preditivos robustos para sistemas com atraso de transporte incerto.

Processo: 09/52400-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Roberto Kawakami Harrop Galvão
Beneficiário:Ronaldo Waschburger
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58850-6 - Diagnóstico, prognóstico e acomodação de falhas em sistemas dinâmicos, AP.TEM
Assunto(s):Controle preditivo   Detecção de falhas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acomodacao De Falhas | Atraso De Transporte | Atraso Desconhecido | Atraso Variante | Controle Preditivo | Deteccao De Falhas

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo de novos métodos para o diagnóstico e acomodação de falhas em sistemas com atraso de transporte utilizando controle preditivo baseado em modelo (model based predictive control - MPC). Para o desenvolvimento deste trabalho serão realizados estudos de sistemas com atraso de transporte desconhecido e variante no tempo, restrito a certos limites. Muitos sistemas físicos críticos, como por exemplo, processos petroquímicos, aeronaves, equipamentos hospitalares, entre outros, têm como característica o atraso de transporte. Porém quando este atraso é desconhecido ou sofre alterações, caracterizando assim uma falha, é necessária uma estratégia de controle que possa garantir a disponibilidade, segurança e confiabilidade do sistema. Com isto, pode-se incorrer em uma degradação no desempenho, porém serão mantidas as restrições e os objetivos prioritários da malha de controle. A tolerância a este tipo de falha pode ser alcançada utilizando-se controladores robustos, contudo tal solução pode ser demasiadamente conservadora, reduzindo assim o desempenho em condições nominais de funcionamento. Outra possibilidade consiste na reconfiguração do controlador em resposta a um mecanismo de detecção e identificação da ocorrência deste tipo de incidente. Esta será a abordagem investigada neste projeto. O trabalho será avaliado mediante comparação com resultados disponíveis na literatura através de simulações em computador digital. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WASCHBURGER, RONALDO; PAIVA, HENRIQUE MOHALLEM; RIBEIRO E SILVA, JOAO JOSE; HARROP GALVAO, ROBERTO KAWAKAMI; IEEE. Fault Detection in a Laboratory Helicopter Employing a Wavelet-Based Analytical Redundancy Approach. 2010 CONFERENCE ON CONTROL AND FAULT-TOLERANT SYSTEMS (SYSTOL'10), v. N/A, p. 6-pg., . (06/58850-6, 09/52400-7)
MARTINS, MARCELO N.; WASCHBURGER, RONALDO; GALVAO, ROBERTO K. H.. IDENTIFICATION OF MULTISCALE STATE-SPACE MODELS FROM INPUT-OUTPUT DATA. MECHATRONIC SYSTEMS AND CONTROL, v. 43, n. 1, p. 8-16, . (05/04400-7, 11/17610-0, 09/52400-7)
WASCHBURGER, RONALDO; HARROP GALVAO, ROBERTO KAWAKAMI. Time delay estimation in discrete-time state-space models. Signal Processing, v. 93, n. 4, p. 904-912, . (09/52400-7, 11/17610-0)