Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento hidrogeoquímico do rio piracicaba: aspectos dinâmicos do transporte de material dissolvido e particulado

Processo: 10/00133-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Jefferson Mortatti
Beneficiário:Diego Vendramini
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:águas fluviais | Bacias de drenagem | Carga Fluvial Dissolvida e Particulada | erosão mecânica e química | Hidrogeoquímica de Bacias de Drenagem

Resumo

O rio Piracicaba, principal afluente da margem direita do rio Tietê, é também um dos mais importantes rios paulista e responsável pelo abastecimento da região metropolitana de Campinas e parte da grande São Paulo. Por este motivo, suas águas vêm sofrendo constantes intervenções em termos quantitativos e qualitativos nas últimas décadas, em função de intensas atividades agrícolas, urbanas e industriais. A avaliação dessas possíveis alterações a que estão sujeitos estes ecossistemas pode ser realizada com a utilização de diferentes metodologias, as quais se encontram associadas ao controle físico-químico das águas e ao transporte de material em suspensão em toda a bacia de drenagem. Neste sentido, o monitoramento das características hidrogeoquímicas do rio Piracicaba com base na avaliação da dinâmica do transporte fluvial das espécies químicas dissolvidas e particuladas, permitirá uma melhor avaliação dos processos erosivos mecânicos e químicos que ocorrem na bacia de drenagem, considerando-se principalmente as contribuições das classes de precipitação e aportes antrópicos, sendo possível estabelecer uma modelagem regional na bacia de drenagem, identificando os principais mecanismos que influenciam a erosão mecânica, bem como determinar valores de referência das concentrações das espécies químicas para o rio Piracicaba, possibilitando a reconstrução dos principais processos de alteração que vêm ocorrendo na bacia de drenagem. Tais aspectos permitirão um melhor entendimento do comportamento desse corpo d'água e, adicionalmente, poderão ser utilizados como subsídios para o planejamento e o manejo adequado da área de drenagem, face às pressões antrópicas a que está sujeita a bacia do rio Piracicaba.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENDRAMINI, DIEGO; DE OLIVEIRA, HELDER; MORTATTI, JEFFERSON. Influence of rainfall recharge on suspended sediment yields in the Piracicaba drainage basin in southeastern Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF RIVER BASIN MANAGEMENT, v. 16, n. 4, p. 469-476, . (10/00133-2)