Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência de genótipos de algodoeiro a Bemisia tabaci biótipo B

Processo: 12/13719-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:André Luiz Lorenzon
Beneficiário:Juliana Cardoso Do Prado
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia   Bemisia tabaci
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bemisia tabaci | Entomologia

Resumo

As moscas-brancas são consideradas um grupo de pragas de grande importância em nível mundial. Bemisia tabaci biótipo B, cujos danos e frequência têm aumentado significativamente a cada ano, destaca-se como uma das principais pragas da cultura do algodoeiro e uma das principais responsáveis pelo uso de inseticidas. Assim, a presente pesquisa visa avaliar a resistência de cultivares e linhagens de algodoeiro em relação a B. tabaci biótipo B, por meio de parâmetros biológicos relacionados à resistência. Como atratividade para adultos, preferência para oviposição em teste com e sem chance de escolha, desenvolvimento ovo-adulto, densidade de tricomas e análise colorimétrica. Para isso serão realizados experimentos em estruturas de cultivo protegido (casas de vegetação e telados) do Centro de Fitossanidade, Instituto Agronômico (IAC), no período de março de 2012 a março de 2014. A partir de 'screening' em 70 acessos do Banco de Germoplasma de algodoeiro do IAC, serão selecionados cerca de 20 genótipos com os menores níveis de infestação por essa mosca-branca. Em seqüência, esses genótipos selecionados, juntamente com dois controles suscetíveis desse germoplasma, serão avaliados em experimentos de atratividade para adultos e preferência para oviposição em teste com chance de escolha. Em delineamento de blocos ao acaso, esses tratamentos serão repetidos seis vezes. Com base nesses dois parâmetros (atratividade e oviposição), serão selecionados os mais resistentes, em um máximo de oito, para o experimento de oviposição sem chance de escolha. Neste teste, esses genótipos resistentes mais um controle suscetível serão avaliados individualmente, com o uso de gaiolas cobertas com tecido 'voil'. O delineamento também será o de blocos casualizados, com seis repetições. Considerando esse germoplasma do teste sem chance de escolha, será realizado experimento para acompanhamento do desenvolvimento ovo-adulto da mosca-branca, em que se avaliará o tempo de duração e a porcentagem de emergência de adultos, em delineamento idêntico ao anterior. Ainda nesse germoplasma, será feita contagem de tricomas e análise colorimétrica para correlação com os parâmetros anteriores de resistência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO PRADO, J. C.; PENAFLOR, M. F. G. V.; CIA, E.; VIEIRA, S. S.; SILVA, K. I.; CARLINI-GARCIA, L. A.; LOURENCAO, A. L.. Resistance of cotton genotypes with different leaf colour and trichome density to Bemisia tabaci biotype B. Journal of Applied Entomology, v. 140, n. 6, p. 405-413, . (12/12252-1, 12/13719-0)
DO PRADO, J. C.; PENAFLOR, M. F. G. V.; CIA, E.; VIEIRA, S. S.; SILVA, K. I.; CARLINI-GARCIA, L. A.; LOURENCAO, A. L.. Resistance of cotton genotypes with different leaf colour and trichome density to Bemisia tabaci biotype B. Journal of Applied Entomology, v. 140, n. 6, p. 9-pg., . (12/13719-0, 12/12252-1)