Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos funcionais da proteína de cromatina RaHMG-D durante o desenvolvimento de Rhynchosciara americana

Processo: 12/14091-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Fábio Siviero
Beneficiário:Fábio Siviero
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Insetos  Moscas  Rhynchosciara americana  Biologia do desenvolvimento  Cromossomos politênicos  Cromatina  Puffs cromossômicos  Amplificação de genes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amplificação gênica | Biologia do Desenvolvimento | cromatina | Cromossomos politênicos | pufe de DNA | Rhynchosciara | Biologia Molecular de eucariotos

Resumo

Nosso grupo identificou uma sequencia homóloga a HMG-D (High Mobility Group D), membro de uma família de proteínas nucleares abundantes, em uma biblioteca de cDNA de glândulas salivares de Rhynchosciara americana, construída durante o último ciclo de replicação politênica, momento no qual também ocorre amplificação gênica em diversas regiões cromossômicas. O fato da proteína codificada por esta mensagem poder estar envolvida com remodelamento de cromatina e ativação de transcrição torna-a um alvo interessante para estudo, uma vez que não são relatados na literatura nem o envolvimento desta proteína com amplificação gênica nem com a estrutura de cromossomos politênicos. Dados preliminares indicam que ela pode estar envolvida com eventos presentes durante o desenvolvimento larval de Rhynchosciara americana. Este projeto visa complementar dados moleculares que o laboratório já possui, bem como com ensaios funcionais e morfológicos, proporcionar uma caracterização do possível papel deste gene durante o desenvolvimento de R. americana. Técnicas como RT-PCR em tempo real e silenciamento por RNAi estão padronizadas para este gene e através da produção de um soro policlonal anti-RaHMG-D pretende-se caracterizar por western blots seu perfil proteico em diferentes tecidos e determinar possíveis modificações pós-traducionais em westerns 2D. Comparações em cortes histológicos e em preparações de cromossomos, de indivíduos normais e silenciados, podem elucidar possíveis funções deste gene. Pretende-se ainda utilizar microscopia eletrônica de transmissão associada ao uso de anticorpos marcados com partículas de ouro como uma abordagem de maior resolução; proporcionando assim resolução morfológica dos locais ocupados por esta proteína nos cromossomos politênicos ao longo do desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMON, CLAUDIO ROBERTO; SIVIERO, FABIO; MONESI, NADIA. Beyond DNA puffs: What can we learn from studying sciarids?. Genesis, v. 54, n. 7, p. 361-378, . (06/52600-8, 11/50962-8, 12/14091-5, 08/53023-0)
SIMON, CLAUDIO ROBERTO; SIVIERO, FABIO; MONESI, NADIA. Beyond DNA puffs: What can we learn from studying sciarids?. GENESIS, v. 54, n. 7, p. 18-pg., . (12/14091-5, 06/52600-8, 11/50962-8, 08/53023-0)