Busca avançada
Ano de início
Entree

Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização dos espaços sociais

Processo: 12/20469-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Ana Paula Nunes Chaves
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço social   Parques
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espacialidades | Espaços sociais | Parque do Ibirapuera | Pedagogização | Filosofia da Educação

Resumo

Ao refletirmos sobre o modo como as práticas sociais são condicionadas por jogos de força que as criam e recriam espacialmente, parece-nos pertinente indagar sobre as formas particulares de produção de espacialidades específicas por mecanismos pedagogizantes que ultrapassam os muros escolares, alastrando-se cada vez mais no cenário urbano contemporâneo. Assim, a presente pesquisa tem como propósito perspectivar analiticamente como os processos de pedagogização social inventam e governam espaços. Para tanto, propomo-nos a analisar a relação entre educação e produção de espaços, a partir de uma dimensão que considere o âmbito de (auto)governamento dos cidadãos, evidenciadas por práticas instituídas no Parque do Ibirapuera - SP. O corpus da análise aproxima-se do pensamento arqueogenealógico foucaultiano e fará uso do conceito de heterotopia, o qual propicia uma recontextualização do espaço quando traz à tona novas interpretações a respeito de governamento, de resistência e de (re)criação espaciais. O referencial teórico mobiliza os trabalhos de Doreen Massey, Edward Soja, Henri Lefebvre, David Harvey, Claude Raffestin, Milton Santos, Rogério Haesbaert, além de Michel Foucault propriamente. Assim sendo, além dos estudos bibliográficos, seguiremos duas etapas de trabalho: a análise de documentos acerca do Parque do Ibirapuera, bem como a observação e o registro de práticas ali em curso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAVES, Ana Paula Nunes. Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização no Parque Ibirapuera, SP. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.