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Semântica e valor cognitivo

Processo: 13/22364-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Filipe Martone de Faria
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/11895-1 - Semântica e valor cognitivo, BE.EP.MS
Assunto(s):Semântica   Filosofia da linguagem   Epistemologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia | Filosofia da Linguagem | semântica | valor cognitivo | Semântica filosófica

Resumo

A semântica deve, além de explicar a relação entre palavras e realidade, se preocupar com a dimensão cognitiva da linguagem? Uma teoria semântica precisa ser epistemologicamente sensível, i.e., ser capaz de explicar certos fenômenos cognitivos que envolvem expressões linguísticas? Em "O sentido e a referência", de Frege, encontramos claramente uma concepção de semântica que pressupõe uma resposta afirmativa a essa questão. Mais do que isso, a explicação do valor cognitivo das expressões é parte essencial de seu projeto de semântica. Durante muito tempo, ainda que de maneira implícita, essa foi a concepção mais amplamente aceita pelos filósofos, até mesmo pelos maiores nomes da teoria da referência direta, como John Perry e David Kaplan. Mesmo defendendo teorias anti-fregeanas por natureza, ambos compartilham do pressuposto de que é tarefa da semântica explicar certos fenômenos de valor cognitivo. Em outras palavras, alguns filósofos tentaram adequar a teoria da referência direta - avessa aos princípios fregeanos mais fundamentais - ao projeto fregeano de semântica. Somente na década de 80, no artigo "Has semantics rested on a mistake?" de Howard Wettstein, é que essa concepção foi explicitamente criticada. Para ele, a semântica não deve se preocupar com a dimensão cognitiva da linguagem, e qualquer projeto desse tipo está fadado ao fracasso. Meu objetivo central é estudar essa crítica, tão pouco explorada pela literatura, e avaliar se ela é razoável.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTONE, FILIPE. Demonstratives and cognitive significance revisited. ANALYSIS, v. N/A, p. 9-pg., . (13/22364-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIA, Filipe Martone de. Frege's Puzzle, cognitive value and direct reference. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.