Busca avançada
Ano de início
Entree

O ENVOLVIMENTO DAS GLÂNDULAS SALIVARES NA DOENÇA DO ENXERTO CONTRA O HOSPEDEIRO: Estudo bioquímico e análise proteômica.

Processo: 14/11020-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Silvia Vanessa Lourenço
Beneficiário:Silvia Vanessa Lourenço
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski
Assunto(s):Biomarcadores  Espectrometria de massas  Transplante de medula óssea  Saliva  Eletroforese  Proteômica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | Dech | Eletroforese | Espectrometria de massas | saliva | Transplante De Medula Óssea | Análise proteômica

Resumo

A doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) é uma complicação que ocorre após o transplante alogênico de medula óssea, mediada por células T do enxerto que atacam as células e os tecidos do receptor, incluindo a mucosa oral e as glândulas salivares, em um processo inflamatório, podendo ocorrer a restrição da abertura da boca. As citocinas, como a interleucina 18 (IL-18), estão envolvidas na ativação das células T citotóxicas e células natural killer (NK), que causam as lesões nas glândulas salivares e exibem características de morte celular com infiltração de linfócitos conduzindo à apoptose pela granzima e perforina. Processo inflamatório semelhante é encontrado em pacientes com diagnóstico prévio de líquen plano oral. É conhecido que as unidades secretoras das glândulas salivares, após serem acometidas pela DECH, não recuperam o seu status funcional e a presença do infiltrado inflamatório pode ser um fator importante na fibrose das glândulas salivares e outros tecidos. Há evidências de uma redução significativa do fluxo salivar nos pacientes com DECH, alterações importantes na proteômica salivar (IgA, lisozima, lactoferrina, ²-2-microglobulina) e polimorfismos que modifiquem a síntese de proteínas que devem ser consideradas para a evolução do paciente. Consequentemente os pacientes apresentam redução de fluxo salivar, com perda variável das unidades secretoras glândulares, comprometendo a qualidade de vida e os resultados do transplante. E para melhor compreensão do envolvimento das glândulas salivares e da DECH oral, , contribuindo para o diagnóstico precoce e na conduta destes pacientes a avaliação clínica, bioquímica e proteômica das glândulas salivares mostram-se como abordagem para melhor entendimento da DECH, nas suas intervenções e terapêutica para estes pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, M. M.; FLOREZI, G. P.; NICO, M. M. S.; DE PAULA, F.; PAULA, F. M.; LOURENCO, S. V.. Salivary proteomics in lichen planus: A relationship with pathogenesis?. ORAL DISEASES, v. 24, n. 5, p. 784-792, . (14/11020-5, 17/11806-7)
DE SOUZA, MILENA MONTEIRO; DE PAULA, FABIANA MARTINS; HSIEH, RICARDO; MARTINS ALMEIDA MACEDO, MARIA CRISTINA; CORRAL, MARCELO ANDREETTA; NUNES, THAIS BORGUEZAN; DE PAULA, FERNANDA; LOURENCO, SILVIA VANESSA. Could mucin 16 and colony-stimulating factor 2-receptor beta possible graft versus host disease biomarkers? Medical hypotheses. Medical Hypotheses, v. 100, p. 89-93, . (14/11020-5)
MILENA MONTEIRO SOUZA; CLÁUDIA MALHEIROS COUTINHO-CAMILLO; FABIANA MARTINS DE PAULA; FERNANDA DE PAULA; SHEYLA BATISTA BOLOGNA; SILVIA VANESSA LOURENÇO. Relevant proteins for the monitoring of engraftment phases after allogeneic hematopoietic stem cell transplantation. Clinics, v. 77, . (14/11020-5)