Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de ensaios in vitro de permeação e metabolismo para novas moléculas candidatas à fármacos

Processo: 16/04927-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Rosangela Gonçalves Peccinini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Michel Leandro de Campos
Assunto(s):Farmacocinética  Permeação  Hepatócitos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adme | Caco-2 | estabilidade metabólica | hepatócitos | permeação | Farmacocinética Pré-Clínica

Resumo

A constatação de propriedades farmacocinéticas inadequadas e toxicidade elevada constituem mais de 50% das causas de interrupção no desenvolvimento de alternativas terapêuticas para o homem. Assim, a farmacocinética deve ser avaliada o quanto antes no desenvolvimento de fármacos, para que o aperfeiçoamento simultâneo do perfil farmacocinético e da potência farmacológica possa resultar num candidato mais promissor ao uso terapêutico. O conhecimento prévio de uma série de características do candidato a fármaco como capacidade de permeação e susceptibilidade ao metabolismo, proporciona o planejamento adequado dos primeiros estudos de farmacocinética em modelos animais e pode direcionar a seleção destes modelos, das vias de administração apropriadas assim como auxiliar a interpretação dos resultados obtidos nos estudos in vivo. O modelo de monocamadas de células Caco-2 mimetiza a parede intestinal em diversos aspectos e sua relevância para o desenvolvimento de fármacos é reconhecida pelas principais agências reguladoras, que o indicam como teste preditivo para a absorção oral de fármacos. O ensaio de metabolismo in vitro pode ser realizado com células ou frações celulares do modelo animal no qual se planeja realizar o ensaio de farmacocinética, ou com células ou frações celulares humanas, permitindo a correlação dos clearances observados in vitro e in vivo para o modelo animal e o calculo do clearance humano previsto.O presente projeto tem como objetivo implementar o modelo de monocamadas de células Caco-2 e ensaios de metabolismo in vitro no Laboratório do grupo de Pesquisa da FCFAr/UNESP para obtenção de informações relevantes à fundamentação do planejamento dos ensaios pré-clínicos, de forma a acelerar as avaliações do perfil farmacocinético das novas moléculas candidatas a fármacos e selecionar dentre estas o(s) candidato(s) com características mais apropriadas para a continuidade dos estudos pré-clínicos. Para a implementação do modelo de monocamadas Caco-2 foram selecionadas os derivados ftalimídicos LAPDESF-SCD03 e LAPDESF-SCD04 e para a implementação dos ensaios de metabolismo in vitro foram selecionados as moléculas GQ-11, GQ-19 e GQ-177. Após implementação, os ensaios supracitados constituirão os ensaios preliminares ao planejamento de ensaios pré-clínicos de todas as moléculas candidatas a fármacos estudadas pelo grupo de pesquisa da FCFAr/UNESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, MICHEL LEANDRO; CERQUEIRA, LETICIA BONANCIO; ULIAN SILVA, BRUNA CRISTINA; FRANCHIN, TAISA BUSARANHO; GALDINO-PITTA, MARINA ROCHA; PITTA, IVAN ROCHA; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES; PONTAROLO, ROBERTO. New Pioglitazone Metabolites and Absence of Opened-Ring Metabolites in New N-Substituted Thiazolidinedione. DRUG METABOLISM AND DISPOSITION, v. 46, n. 6, p. 879-887, . (16/04927-0)