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Avaliação de Procedimentos de Ensino e uma Proposta de Currículo para Ampliar a Produção Oral de Sentenças em Crianças com Implante Coclear

Processo: 16/09109-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Anderson Jonas das Neves
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Implante da cóclea   Controle do estímulo   Currículo   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle de estímulos | curriculo | ensino | implante coclear | Produção Oral | sentenças | Psicologia da Aprendizagem

Resumo

Pesquisas entre Fonoaudiologia e Análise do Comportamento têm investigado relações entre ouvir e falar em pessoas com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear. Estudos prévios demonstraram que o fortalecimento de relações verbais em leitura aumenta a precisão na nomeação oral de figuras, em função das relações de controle compartilhadas entre estímulos equivalentes (palavra falada, texto e figura). Pesquisas que envolveram sentenças como unidades de análise sugeriram o potencial de procedimentos de ensino para favorecer a produção oral precisa e a produtividade de relações verbais, a partir de um conjunto mínimo de sentenças ensinadas. Esses estudos são recentes e os resultados preliminares sugerem a possibilidade de investigações mais sistemáticas que explorem procedimentos de ensino e conteúdos com vistas à proposição de um currículo que estabeleça um sólido repertório de produção oral de sentenças nessa população. O presente trabalho pretende contribuir nessa direção, com dois estudos. No Estudo 1 serão analisados os efeitos de dois procedimentos de ensino (ensino por exclusão e fading out do componente visual do modelo) sobre a velocidade da aprendizagem de relações entre sentenças ditadas e figuras; serão seguidas pelo ensino de construção de sentenças sob controle de ditado, testes de emergência de compreensão auditiva, de nomeação oral de figuras e de repertórios recombinativos. No Estudo 2, o procedimento de ensino que se mostrar mais eficaz no Estudo 1 será empregado no ensino de relações de três conjuntos de sentenças (ditadas, escritas e as figuras correspondentes). Será empregado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos para avaliar a eficácia no ensino e na promoção de desempenhos emergentes. O uso de três conjuntos simula um pequeno módulo de ensino que poderá subsidiar a construção de um currículo mais abrangente para ensinar a compreensão auditiva no nível de sentenças e gerar fala inteligível de unidades correspondentes na população alvo.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAS NEVES, ANDERSON JONAS; ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA; SILVA, LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: Errorless procedures and equivalence-based instruction. BEHAVIORAL INTERVENTIONS, v. N/A, p. 25-pg., . (14/50909-8, 16/09109-3, 18/16694-5)
DAS NEVES, ANDERSON JONAS; MOREIRA ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA; DO NASCIMENTO SILVA, LEANDRA TABANEZ; MORTARI MORET, ADRIANE LIMA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences. LEARNING & BEHAVIOR, v. 49, n. 2, . (19/17480-1, 14/50909-8, 16/09109-3, 18/16694-5)