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Comportamento alimentar de crianças: regras, promessas e correspondência

Processo: 17/01216-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 16 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Josiane Maria Donadeli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/06910-5 - O papel do comportamento verbal em humanos, BE.EP.DR
Assunto(s):Análise do comportamento   Comportamento alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento alimentar | comportamento governado por regras | Correspondência dizer-fazer | Análise do comportamento

Resumo

A investigação de variáveis relacionadas à ingestão de alimentos saudáveis e não saudáveis é importante diante dos dados estatísticos que demonstram que grande parte da população mundial e brasileira está acima do peso, inclusive crianças, o que indica um problema de saúde pública. Diante da necessidade de melhorar a alimentação da população, o presente projeto tem como objetivo investigar, em três estudos, possíveis variáveis que controlam a ingestão de alimentos saudáveis e não saudáveis em uma situação de escolha com crianças entre 8 e 10 anos de idade do interior do Estado de São Paulo. O Estudo 1 (N = 12) terá como objetivo testar e refinar o método proposto, que será utilizado nesse estudo e nos posteriores, e também terá a finalidade de investigar diferentes formas de apresentação de uma regra para verificar qual a mais eficaz para aumentar a ingestão de alimentos saudáveis; o Estudo 2 (N = 12) irá verificar o efeito de uma promessa da criança sobre o que ela irá ingerir diante de diferentes situações, verificando em qual delas ela apresenta mais correspondência entre a promessa e o comportamento de comer; e o Estudo 3 (N = 12) irá verificar o efeito de um treino de correspondência na sequência dizer-fazer para a ingestão de alimentos saudáveis. Cada criança irá escolher e ingerir os alimentos apresentados em um "Kit lanche", que será personalizado para cada uma. Nos três estudos será realizado um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes. A medida principal dos estudos será a quantidade de alimentos não saudáveis ingeridos por cada criança. (AU)

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