Busca avançada
Ano de início
Entree

Um sistema biomimético nanoestruturado para a hidrólise enzimática de xiloglucano

Processo: 17/14452-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Richard John Ward
Beneficiário:Jéssica de Moura Soares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imobilização de enzimas   beta-Galactosidase   Engenharia de proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfa-xilosidase | beta-galactosidase | endo-beta-1 | imobilização de enzimas | Sacarificação de lignocellulose | 4-glucanase | Engenharia de Proteinas

Resumo

Os materiais lignocelulósicos são subprodutos agroindustriais muito abundantes que constituem uma fonte de carbono renovável e barata usada na produção de combustíveis, como o etanol de segunda geração. Um dos desafios maiores da utilização desse material na produção de etanol da segunda geração é o custo elevado e a dificuldade da etapa de sacarificação enzimática, devido a recalcitrância dos polissacarídeos que constituem a parede celular. Um dos polissacarídeos mais abundantes nestes materiais é o xiloglucano, que pode ser hidrolisado pela ação conjunta de enzimas glucanases, galactosidase, xilosidases e glucosidases. Estratégias de engenharia de proteínas oferecem a possibilidade de combinar diferentes atividades enzimáticas, no caso deste projeto, em nanosestruturas por meio da co-imobilização de diferentes enzimas ativas contra o xiloglucano. A utilização de nanomaterias na imobilização de enzimas pode permitir um efeito sinérgico, devido à proximidade entre os centros catalíticos. Portanto, este projeto propõe o desenvolvimento de nanoestruturas biomiméticas, ativas na despolimerização de xiloglucano. Neste intuito os principais objetivos deste projeto são a expressão de enzimas endo-²-1,4-glucanase, ²-galactosidase, ±- xilosidase e ²-glucosidase, originais de fungos e ativas contra xiloglucano e sua posterior imobilização em nanopartículas magnéticas derivatizadas com quitosana/NTA, e consequente caracterização da atividade dessas nanoestruturas biomiméticas sobre xiloglucano. As enzimas serão expressas de forma heteróloga tanto em Escherichia coli quanto em Pichia pastoris, e posteriormente imobilizadas, individualmente e em misturas, com nanopartículas ferromagnéticas, as quais serão obtidas a partir da magnetita (Fe3O4), cujas partículas serão revestidas com quitosana e reticuladas com glutaraldeído então funcionalizadas com a adição de Ni-NTA, região que se ligará as enzimas por meio de suas extensões de histidina (His-tag). As nanostruturas híbridas serão então testadas quanto a sua capacidade catalítica contra substratos sintéticos, xiloglucano e biomassas brutas (AIR e bagaço de cana-de açúcar). A dosagem de atividade enzimática será feita através de métodos colorimétricos e a análise dos produtos dos ensaios será realizada por espectrometria de massas. Também serão realizados ensaios de termoestabilidade e de reusos dos sistemas (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, JESSICA M.; CARNEIRO, LARA A. B. C.; BARRETO, MATHEUS Q.; WARD, RICHARD J.. Co-immobilization of multiple enzymes on ferromagnetic nanoparticles for the depolymerization of xyloglucan. BIOFUELS BIOPRODUCTS & BIOREFINING-BIOFPR, v. 16, n. 6, p. 14-pg., . (16/24139-6, 17/14452-1, 14/50884-5, 12/24147-8, 16/15708-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Jéssica de Moura. Um sistema biomimético nanoestruturado para a hidrólise enzimática de Xiloglucano. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.