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Modelagem integrada e impactos econômicos de opções de baixo carbono para o setor de transportes no estado de São Paulo

Processo: 18/17714-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2020
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: BG E&P Brasil (Grupo Shell)
Pesquisador responsável:Edmilson Moutinho dos Santos
Beneficiário:Régis Rathmann
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50279-4 - Brasil Research Centre for Gas Innovation, AP.PCPE
Assunto(s):Planejamento energético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelagem Integrada | Opções de Mitigação | Transportes em São Paulo | Planejamento Energético

Resumo

No âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), durante a 21ª Conferência das Partes (COP21), foi aprovado o Acordo de Paris para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de conter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, além de envidar esforços para limitar esse aumento a 1,5°C. Nesse Acordo, o país assumiu o compromisso de adotar medidas para redução das emissões de GEE por meio de uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). A NDC brasileira contém o compromisso de reduzir as emissões de GEE em 37% em 2025 e 43% em 2030, tendo por referência o ano de 2005. O cumprimento das metas demandará significativa melhoria da infraestrutura e eficiência energética associada ao setor de transportes. Sendo o estado de São Paulo o mais representativo em termos das nacionais emissões de GEE deste setor, é relevante avaliar possibilidades de abatimento de emissões nos diferentes modais de transporte. Nesse sentido, objetiva-se modelar possibilidades e impactos da implementação de opções de baixo carbono no setor, que deverão abranger eficientização energética, mudança modal e substituição de combustíveis. Serão mensurados custos abatimento e impactos econômicos da adoção das atividades de baixo carbono no estado de São Paulo, para o que se propõe uma modelagem hibrida, por meio de soft-link entre ferramentas econômica, energética e de uso e mudanças no uso do solo (LULUCF).

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, FABIO T. F.; SZKLO, ALEXANDRE; VINHOZA, AMANDA; NOGUEIRA, ANA CELIA; LUCENA, ANDRE F. P.; MENDONCA, ANTONIO MARCOS; MARCOLINO, CAMILLA; NUNES, FELIPE; CARVALHO, FRANCIELLE M.; TAGOMORI, ISABELA; et al. Inter-sectoral prioritization of climate technologies: insights from a Technology Needs Assessment for mitigation in Brazil. MITIGATION AND ADAPTATION STRATEGIES FOR GLOBAL CHANGE, v. 27, n. 7, p. 39-pg., . (14/50848-9, 18/17714-0)