Busca avançada
Ano de início
Entree

Características fonético-fonológicas da sílaba em transposições ortográficas no Ciclo I do Ensino Fundamental

Processo: 20/05114-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Mirian Verza Amarante
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/08143-1 - Características fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita infantil e em metáteses na fala infantil, BE.EP.MS
Assunto(s):Alfabetização   Ortografia   Sílaba   Escrita   Crianças   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | ortografia | sílaba | Transposições ortográficas | Aquisição da escrita

Resumo

Nota-se, na literatura nacional e internacional, grande preocupação (entre profissionais da saúde e da educação) em investigar a ortografia infantil. Muitos estudos tentam descrever o desempenho ortográfico de crianças analisando os erros ortográficos e suas tipologias (omissões, transposições, substituições) presentes na escrita infantil. No entanto, grande parte desses estudos, além de verem erros ortográficos como sintomas ou atraso no percurso da alfabetização, colocam os diferentes tipos de erros num mesmo plano de complexidade. Assumimos, porém, gradiência na relação entre acertos e erros e também gradiência no interior de cada tipo de erro, conforme proposta de Chacon e Pezarini (2017), o que leva a problematizar a tendência da literatura de vê-los num mesmo plano. Assim, propomos um estudo transversal das características de um tipo de erro específico: a transposição ortográfica. Particularmente, propomos investigar como características fonético-fonológicas da sílaba permitiriam entender melhor de onde parte e para onde preferencialmente se encaminham os deslocamentos de grafemas. Para tanto, analisaremos 509 produções textuais de crianças do Ciclo I do Ensino Fundamental. Primeiramente, contabilizaremos todas as possibilidades de registro dos grafemas em cada texto; depois quantificaremos a presença das transposições silábicas verificando sua distribuição em: permutas, transposições intersílabas e transposições intrassílabas. Ainda será observado se o ponto de onde elas partem e o ponto de onde elas chegam correspondem a uma posição foneticamente fraca e/ou fonologicamente complexa. Por fim, analisaremos se os deslocamentos partem de sílabas acentuadas ou de sílabas não acentuadas. Esperam-se contribuições da presente proposta para um melhor entendimento das bases fonético-fonológicas da ortografia, bem como para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e clínicas com a escrita infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARANTE, Mirian Verza. Características fonético/fonológicas da sílaba em transposições ortográficas na escrita de crianças do ciclo I do ensino fundamental. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.