Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de tratamento para infecção pelo HTLV-1: edição genética e modulação imunológica em células de primatas não humanos

Processo: 23/14320-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Jorge Simao do Rosario Casseb
Beneficiário:Víctor Ângelo Folgosi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas   Vírus linfotrópico T tipo 1 humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atll | Crispr | Ham | Htlv-1 | Sting | Stlv-1 | Tsp | Imunogenética e Genética Animal

Resumo

O STLV-1, Vírus Linfotrópico de Células T de Símios do tipo 1, apresenta semelhança genômica com o HTLV-1, tornando-se um modelo relevante para estudos de edição genômica. A tecnologia CRISPR-Cas9 tem sido primordial na edição genética do HIV-1, mas há escassez de estudos aplicando essa estratégia no genoma do HTLV-1. Além disso, investigar vias de ativação cGAS/STING pode fornecer insights sobre os mecanismos de inflamação e da senescência celular. Este estudo visa criar sistemas CRISPR-Cas9 para direcionar e remover partes específicas do gene tax do DNA proviral do STLV-1. Posteriormente, busca-se avaliar como a ativação do gene STING pode fortalecer a imunidade contra a senescência celular, e induzir uma resposta antiviral mais eficaz contra o DNA proviral remanescente. Serão coletadas amostras de sangue de 54 primatas não humanos da espécie Cercopithecus aethiops para a detecção da infecção pelo STLV-1. Das amostras positivas, o DNA será extraído do PBMC e, em seguida, submetido a PCR e sequenciamento gênico. Os RNAs guias para os sistemas CRISPR-Cas serão desenhados de acordo com estas sequências e com aquelas depositadas em bancos genômicos. Por fim, após utilização do Sistema CRISPR-CAS, Experimentos com agonistas de cGAS/STING, que modulam a resposta imune contra infecções virais também serão conduzidos. A análise estatística, incluindo ANOVA e testes post-hoc, será utilizada para comparação entre os grupos. Espera-se desenvolver um sistema eficaz de edição genética e modulação imunológica, com o objetivo de interromper a produção viral, influenciar a expressão dos genes e fornecer uma inovadora ferramenta terapêutica para a infecção ocasionada pelo STLV-1, e consequentemente, pelo HTLV-1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, WILSON; FOLGOSI, VICTOR ANGELO; SANABANI, SABRI SAEED; LEITE JUNIOR, PEDRO DOMINGOS; ASSONE, TATIANE; CASSEB, JORGE. Novel approaches for HTLV-1 therapy: innovative applications of CRISPR-Cas9. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 66, p. 9-pg., . (18/07239-2, 22/00132-3, 23/14320-9)